Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Aspiring Geoparque Oeste acolhe novos voluntários durante os próximos seis meses

Geoparque do Oeste

Inês Figueiredo e Solange Cabeças são as duas voluntárias que integram o programa de voluntariado do aspiring Geoparque Oeste que, durante os próximos seis meses, vão desenvolver acções de monitorização e sensibilização.

As jovens têm como principal função a monitorização de geossítios, executada em horários previamente definidos, de acordo com a disponibilidade das voluntárias, e sob orientação da equipa técnica do aspiring Geoparque Oeste.

Num comunicado enviado ao ALVORADA, a Associação Geoparque Oeste explica que a monitorização de geossítios é uma das competências que o aspiring Geoparque Oeste desenvolve em todo o território, “com o objectivo de registar situações relacionadas com a geoconservação, preservação dos ecosistemas, poluição, acessibilidades entre outros factores que têm um impacto directo na sua manutenção”. Esta é uma actividade periódica e que envolve cerca de 40 pontos de monitorização.

O Banco de Voluntariado da Associação Geoparque Oeste está disponível e acessível a todos quantos queiram integrar acções de voluntariado no território, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção. Estas acções são desenvolvidas por mútuo acordo entre as partes e sem fins lucrativos, tendo como principal objectivo “a prática de acções de interesse social e comunitário”, no âmbito de projectos, programas e outras formas de intervenção “ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade”.

As acções de voluntariado podem incidir sobre diferentes áreas, nomeadamente, actividades com crianças, jovens, adultos e idosos, acções de promoção e sensibilização ambiental, acções de promoção, divulgação e recuperação do património natural e cultural, colaboração em acções e projectos do aspiring Geoparque Oeste e outras actividades enquadradas no plano de actividades.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)