Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Autarcas da OesteCIM na Argentina para assinar acordo de cooperação no âmbito das ‘Cidades Inteligentes’

oestecim

O conselho intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste está por estes dias na Argentina, tendo como mote as questões ligadas ao conceito de ‘Cidades Inteligentes’ (Smart Cities), sendo que a capital Buenos Aires venceu o galardão de ‘cidade mais inteligente de 2021’ , devido sobretudo ao seu sistema de gestão de resíduos inovador e sustentável.

Liderada pelo presidente do conselho intermunicipal, o autarca alenquerense Pedro Folgado, a comitiva oestina é constituída pela maioria dos 12 presidentes de câmara, entre os quais o lourinhanense João Duarte. Apenas o Município de Peniche, que por estes dias recebe a etapa do Campeonato do Mundo de Surf, não está representada nesta deslocação, enquanto que há municípios que se fazem representar pelos vice-presidentes e vereadores, como é o caso de Torres Vedras, por exemplo.

A OesteCIM tem vindo a desenvolver há cerca de cinco anos o projecto ‘Oeste Smart Region’, no âmbito de um protocolo assinado com a NOVA Cidade - Urban Analytics Lab da NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, numa relação inovadora entre a Academia e a Administração Pública. Este projecto, segundo a instituição intermunicipal, visa a “construção de um novo modelo de planeamento e territorialização de políticas públicas” e “uma gestão baseada em dados, em factos, em conhecimento”. Esta ferramenta está a ser desenhada para obter futuramente, em tempo real, informação tão diversa como os contadores de utilizadores das praias da região, volume financeiro de compras dos 12 municípios do Oeste, trânsito, ciclos de transporte e movimentos detalhados dos passes de transporte por concelho, por exemplo.

Segundo apurou o ALVORADA, no âmbito desta visita à capital argentina, o programa contempla um acordo de cooperação entre a OesteCIM e a sua congénere da província de Buenos Aires, no âmbito do conceito ‘cidades-inteligentes’. Estão também agendados encontros bilaterais com autarcas argentinos do Governo da Cidade Autónoma de Buenos Aires para troca de experiências nesta área e, ainda, sobre a Estratégia 2020-30 para o Oeste, assim como visitas a várias empresas e organismos locais.

Recorde-se que o presidente do conselho intermunicipal da OesteCIM foi eleito em Janeiro residente da secção dos municípios ‘Cidades Inteligentes’ da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). Pedro Folgado disse na ocasião à agência Lusa que foi desafiado pelo conselho directivo da ANMP e “aceitou de bom grado” formar a lista única que concorreu às eleições da secção e que foi eleita. “Aceitei este desafio porque é interessante enquanto matéria nova para alguns municípios e porque contribui para construir saber”, afirmou Pedro Folgado.

O edil socialista sucede no cargo ao ex-presidente da Câmara de Viseu António Almeida Henriques, que faleceu a 4 de Abril de 2021. Neste mandato, que vai até 2025, as vice-presidências da secção são detidas pelos presidentes das câmaras municipais de Pombal (o social-democrata Pedro Pimpão) e de Tomar (a socialista Anabela Freitas), enquanto Braga (PSD) e Olhão (PS) são vogais. Esta secção é constituída por 136 dos 308 municípios associados da ANMP.

Pedro Folgado adiantou que “vai ser feito um périplo pelo país para se reunir com os municípios e cada um partilhar o que faz bem”, um desafio que encarou como “ambicioso”. O autarca sublinhou que é necessário “trazer mais municípios” para a secção, sensibilizando-os para a importância das ‘Cidades Inteligentes’, e “trazer valor acrescentado para cada um”, uma vez que considerou que “alguns ainda não deram esse passo e outros não estão capacitados”. A nova direcção vai também “receber contributos” para elaborar o plano de acção para o mandato e sensibilizar os municípios aderentes a aproveitarem os fundos comunitários destinados à transição digital.

A última grande viagem dos autarcas da OesteCIM tinha ocorrido há um ano, quando foram aos Emirados Árabes Unidos visitar a Expo 2020 que decorreu no Dubai. Em Novembro do ano passado foram também a Espanha, onde participaram na ‘Smart Cities World Congress’, que decorreu em Barcelona. Os autarcas oestinos partiram para a Argentina no passado dia 10 e o regresso a Portugal está previsto para a próxima sexta-feira.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)