Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Politécnico de Leiria recebe selo de excelência ‘Alimentação Saudável no Ensino Superior’

politecnicodeleiria

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) recebeu o selo de excelência ‘Alimentação Saudável no Ensino Superior’, atribuído pela Direcção-Geral da Saúde. A distinção é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos Serviços de Acção Social do IPL, com destaque para as unidades alimentares que possui em Leiria (Campus 1 e Campus 2), Caldas da Rainha (Campus 3) e Peniche (Campus 4).

Num comunicado enviado ao ALVORADA, o IPL refere que os Serviços de Acção Social proporcionam "um serviço de alimentação a preços sociais". Com serviços próprios, as unidades alimentares estão presentes em todas as escolas do Politécnico de Leiria, através de cinco cantinas, um snack-bar, oito bares e dois restaurantes. "Existe um cuidado permanente com a qualidade do serviço prestado, assegurando uma alimentação completa, diversificada e equilibrada", acrescenta.

O projecto selo de excelência ‘Alimentação Saudável no Ensino Superior’ distingue publicamente as instituições de Ensino Superior que promovam uma alimentação saudável junto da comunidade académica e que cumpram um conjunto de requisitos no âmbito da modificação da oferta alimentar das suas instituições. Surge no âmbito do programa nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) e da Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável (EIPAS), promovidas pela DGS.

O selo de excelência ‘Alimentação Saudável no Ensino Superior’ pretende incentivar as instituições de ensino superior a promover uma alimentação saudável.

Facilitar a disponibilidade e o acesso a opções alimentares mais saudáveis nos espaços da instituição e aumentar a literacia da comunidade académica na área da alimentação saudável são os requisitos que devem ser cumpridos e implementados para a atribuição da distinção.

Recorde-se que, em 2021, o Politécnico de Leiria foi reconhecido internacionalmente com a certificação ‘Healthy Campus’, atribuída pela Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU).  Esta certificação tem como principal objectivo reforçar a importância da promoção do bem-estar físico e mental da comunidade académica. O IPL foi a primeira instituição de Ensino Superior Politécnico a garantir a certificação máxima de ‘platina’.

Texto: ALVORADA