Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Hospital do Oeste: Presidente da Câmara do Bombarral quebra silêncio e responde aos homólogos das Caldas e Óbidos

BBR aniversario circulo cultura

O presidente da Câmara Municipal do Bombarral (à esquerda na foto) defendeu que o concelho tem todas as condições para acolher o futuro Hospital do Oeste, rejeitando a argumentação em sentido contrário manifestado insistentemente nas últimas semanas pelos presidentes das câmaras das Caldas da Rainha e Óbidos. Quebrando um silêncio sobre esta polémica regional, o autarca socialista Ricardo Fernandes, ao intervir no almoço comemorativo do 44º aniversário do Círculo de Cultura Musical Bombarralense realizado este domingo, destacou perante a assistência que o concelho tem também muito para oferecer aos oestinos, quer ao nível das infraestruturas, quer ao nível cultural, numa indirecta dirigida aos homólogos caldense e obidense, que criticam a opção do Bombarral. "O nosso concelho, segundo o estudo, é o que reúne as melhores condições para receber o futuro hospital", afirmou. Foi uma intervenção curta mas entusiasmada, que lhe valeu uma salva de palmas das várias dezenas de pessoas que participaram no encontro realizado na sede da colectividade bombarralense. O edil bombarralense, também líder da concelhia socialista, tem optado pela contenção e por não fazer declarações públicas sobre esta polémica regional.

Sem nunca mencionar expressamente as movimentações das autarquias vizinhas das Caldas da Rainha e de Óbidos, que defendem a construção da futura unidade hospitalar na zona de confluência dos dois concelhos, Ricardo Fernandes destacou que o estudo mandado fazer pela OesteCIM, que coloca o Bombarral como a melhor localização para receber o equipamento público, deve ser o único documento que o Governo deve ter em consideração para tomar a decisão final. Em causa estão os terrenos municipais da Quinta do Falcão, junto ao Estádio Municipal, muito perto da saída/entrada no nó da A8 Bombarral/Sul.

Esta intervenção de Ricardo Fernandes contrasta também com o silêncio que antecedeu a deliberação registada na última sessão da Assembleia Municipal do Bombarral, realizada na sexta-feira à noite, na qual foi aprovada por unanimidade uma moção que apoia a localização para o novo hospital definida no estudo encomendado pela OesteCIM, mas que não refere, expressamente, o Bombarral. O assunto não mereceu considerações dos políticos locais e, sem qualquer intervenção das diversas bancadas ou do executivo, passou-se directamente à votação. Aliás, esta moção intitulada ‘Por um novo hospital do Oeste’ foi também aprovada na íntegra pelas assembleias municipais da Lourinhã, Cadaval, Peniche, Sobral de Monte Agraço, Alenquer e Arruda dos Vinhos.

Recorde-se que o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, anunciou que pretende revelar a localização do novo Hospital do Oeste até 31 de Março, admitindo que possa prolongar este prazo face à contestação ao estudo da Universidade Nova de Lisboa por parte dos autarcas de Óbidos e Caldas da Rainha. O governante nomeou uma comissão presidida pela ex-ministra lourinhanense Ana Jorge para apresentar uma proposta final de localização e de perfil do hospital com base no trabalho da universidade lisboeta e que lhe permitirá tomar a decisão final.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA