Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

II Congresso de Alojamento Local do Oeste vai decorrer em Torres Vedras

alojamento local

A segunda edição do Congresso de Alojamento Local Oeste Portugal vai decorrer no próximo dia 4 de Dezembro, quarta-feira, no Cine-Teatro de Torres Vedras. Trata-se de uma iniciativa organizada pela AIRO - Associação Empresarial da Região Oeste e OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste com o apoio do Município de Torres Vedras. Os promotores desenvolvem este congresso tendo em conta os desafios inerentes à actividade turistica e a aposta da região para ter um sector competitivo e dinâmico.

O programa tem início às 13h45 com a recepção e acreditação dos participantes, seguindo-se às 14h30 a sessão de abertura com as intervenções de Carlos Bernardes (presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras), Pedro Folgado (presidente do conselho intermunicipal da OesteCIM) e Nuno Santos (director da AIRO).

O primeiro painel, intitulado ‘O Alojamento Local na Estratégia do Turismo’ e moderado por Paulo Simões (OesteCIM), terá início às 15h00 e contará com a participação de Pedro Machado (Turismo do Centro de Portugal) com a comunicação ‘AL no Centro de Portugal - Uma Onda para Surfar’, seguindo-se João Pereira (AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) com ‘Alojamento Local: a sua importância para um destino turístico de sucesso’ e, ainda, Eduardo Miranda (Associação do Alojamento Local em Portugal). Não está confirmada ainda a presença de um representante da CTP - Confederação do Turismo de Portugal.

O segundo painel, com início às 15h45, versará ‘O Regime Jurídico e Fiscal do Alojamento Local’ e terá como moderador Nuno Santos (AIRO). Foram convidados como oradores Ana Blanco (Turismo de Portugal) que abordará ‘Últimas alterações do Regime Jurídico do Alojamento Local’, Ana Cristina Moura (ASAE - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) a ‘Fiscalização do AL’, Sónia Martins Arêde e Cristina Serrazina (PRA - Raposo, Sá Miranda & Associados? O ‘Alojamento Local: Leis e Impostos - tudo o que precisa de saber’, e Marco Martins (coordenador municipal da Protecção Civil de Óbidos) falará sobre ‘A Importância das Medidas de Segurança contra Incêndios em Edifícios’.

O terceiro painel, com início às 16h30, versará ‘Inovação no Alojamento Local’, contando com a moderação de Daniel Pinto (Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste). Foram convidados como oradores António Marques Vidal (APECATE - Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos Atividades de Animação Turística no AL), Paulo Almeida (CITUR - Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo) que falará sobre ‘A valorização da oferta através dos produtos endógenos -como criar um produto turístico com o AL), Teresa Cascais (Sítio do AL - plataforma agregadora de produtos e serviços para o Alojamento Local), Sara Duarte (Acessible Portugal - TUR4all) com a apresentação da plataforma turismo acessível e, ainda, Joana Lopes (Noah) com ‘Boas Práticas no AL’.

Foi convidada a secretária de Estado Turismo, Rita Marques, para fazer o encerramento deste congresso, previsto para as 17h30, aguardando a organização a confirmação da presença da governante. Durante o congresso, que tem inscrições limitadas, haverá um Espaço de Apoio ao Investimento Turístico e poderão ser agendadas reuniões com a equipa de Apoio ao Investidor do Turismo Centro de Portugal.

Texto: ALVORADA