Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Enfermeiros em greve no Hospital das Caldas da Rainha pela contagem de pontos

CHO logo

Mais de duas dezenas de enfermeiros do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) reuniram-se hoje junto à entrada do hospital das Caldas da Rainha para exigir a contabilização dos pontos para o reposicionamento na carreira. O protesto foi convocado pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) para, segundo o delegado sindical, Ivo Gomes, “exigir a contabilização de pontos com os devidos retroactivos a 2018”.

Enfermeiros e sindicato reuniram-se, no dia 11, com o conselho de administração do CHO (que integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche) que “assumiu alguns compromissos de contabilização de pontos”, mas, no entender do sindicalista, “ainda não estão efectivados”, o que levou à luta dos profissionais, durante a manhã de hoje, em frente ao hospital das Caldas da Rainha.

O SEP reivindica também a regularização de cerca de 20 enfermeiros precários, há vários anos a recibo verde. “Para a vinculação definitiva, a administração precisa de ter o plano de actividades e orçamento aprovado e o Governo, pelos vistos, não está aceitar” o documento, explicou Ivo Gomes, acrescentando que a situação afecta maioritariamente os hospitais das Caldas da Rainha e de Torres Vedras.

Na jornada de luta agendada para hoje os enfermeiros contestam também a fixação da data de aposentação nos 66 anos e quatro meses, prazo que estes profissionais exigem que seja reduzido para os 57 anos de idade e 35 de trabalho, já que, vincou o sindicalista, se trata de “uma carreira especial de enfermagem que trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana”. À lista das reivindicações Ivo Gomes juntou ainda “melhores condições de trabalho, valorização salarial e a luta por uma carreira digna” para os cerca de 750 enfermeiros das três unidades, onde considera faltarem pelo menos mais 140 profissionais.

Segundo o SEP, a administração do CHO já solicitou a abertura de concurso para os 140 enfermeiros. Porém, “o pedido foi negado”, impossibilitando assim o cumprimento “do rácio enfermeiro/doente”.

Os enfermeiros cumpriram hoje uma paralisação de duas horas que, segundo o sindicato, teve uma adesão superior a 50% e afectou sobretudo os serviços de consulta externa, o bloco operatório e a urgência.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações destes três concelhos e ainda dos de Óbidos, Bombarral, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com excepção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo 298.390 habitantes.

Texto: ALVORADA com agência Lusa