Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Peniche: reuniões de trabalho do Conselho Local de Acção Social (CLAS)

claspenichejan23dr

No âmbito do quadro do Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Peniche, foram criados vários grupos de trabalho para proporcionar espaços de articulação e discussão entre os parceiros, que permitam uma abordagem sectorial dos problemas, em função de domínios temáticos específicos.

Presidida pelo presidente da Câmara Municipal e constituída por um conjunto alargado de entidades públicas e privadas com responsabilidade ao nível da intervenção social no concelho, “o CLAS promove a concertação e a congregação de esforços e é um espaço privilegiado de diálogo com vista prossecução do desenvolvimento social do território”, refere a autarquia num comunicado enviado ao ALVORADA.

Em Janeiro realizaram-se quatro reuniões em que se abordaram desafios actuais à intervenção social a nível local em áreas como a educação, o emprego, a formação, a saúde, a habitação, os tempos livres, as condições de vida, a ajuda alimentar, a rede de equipamentos e serviços de apoio social.

Segundo explicou o município penichense, nestas reuniões “foi possível reflectir sobre o retrato estatístico do território decorrente dos últimos censos” e “registar a perspectiva dos membros de cada grupo de trabalho” em torno dos problemas identificados nos respectivos domínios temáticos, “suscitando o debate em torno dos limites e potencialidades das respostas existentes, do ponto de vista da adequação da oferta às necessidades, de uma boa cobertura concelhia e da sustentabilidade das próprias respostas sociais”.

No dia 6 de Janeiro, foi promovida uma reunião do grupo de trabalho ‘Pessoas Idosas, Envelhecimento e Intergeracionalidade’ em que estiveram presentes 13 participantes em representação de nove instituições. A 12 de Janeiro decorreu um encontro do grupo de trabalho ‘Infância e Juventude’, em que se registaram 22 participantes em representação de 15 instituições. O grupo de trabalho ‘Formação, Emprego e Empreendedorismo’ reuniu-se a dia 19 de Janeiro, em que estiveram presentes 11 participantes em representação de 12 instituições. Por fim, a 27 de Janeiro foi a vez da reunião do grupo de trabalho ‘Para a Distribuição de Bens Essenciais’, tendo estado presentes nove participantes em representação de seis instituições.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CMP