Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteCIM promove 12 concelhos da região na Feira Internacional de Turismo de Madrid

OestecIM Fitur 2023

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste marca presença na FITUR - Feira Internacional de Turismo de Madrid, que decorre entre quarta e segunda-feira na capital espanhola. Promovendo a marca ‘Oeste Portugal’, a instituição intermunicipal que representa os 12 concelhos oestinos revelou que se trata de uma “oportunidade de contactar com o público internacional e divulgar a oferta turística de uma região que pretende ser cada vez mais inteligente e sustentável”.

A FITUR é uma das maiores feiras de turismo do mundo no sector e uma oportunidade para estabelecer contactos, parcerias e procurar oportunidades para os expositores presentes. O certame decorre no recinto de exposições IFEMA Madrid, que acolhe no mesmo espaço os profissionais do turismo interessados em conhecer as últimas tendências do sector, além do público em geral que queira conhecer os novos destinos oferecidos, que poderá visitar a feira durante o fim-de-semana. A edição de 2023 tem a Guatemala como país convidado e a presença da oferta turística de mais de 130 países.

Portugal está representado na FITUR com o stand ‘Visit Portugal’, situado no pavilhão 4 (Stand 4C02), conta com a presença das sete regiões (Porto e Norte, Centro (que integra o espaço do Oeste), Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores) e de 92 empresas nacionais.

O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, o secretário de Estado de Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, e o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, estiveram presentes em Madrid para participarem na feira e em diversos actos oficiais. Segundo o Turismo de Portugal, “em 2023, a participação nacional na FITUR estará marcada pela forte retoma do sector face à crise pandémica, com a representação do Turismo de Portugal, através da marca Visit Portugal, num stand com 682 m2. De forma a complementar a vertente empresarial do evento e dinamizar a intervenção, durante o fim-de-semana irão realizar-se acções direccionadas ao público em geral, em articulação com as Escolas de Hotelaria e Turismo de Portalegre e Estoril e com as Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT), com apresentações, workshops e provas de pratos e sabores portugueses”.

Ainda segundo o Turismo de Portugal, “em linha com a sua aposta estratégica transversal a todo o território nacional, a presença de Portugal na FITUR tem ainda como foco a promoção de produtos diferenciadores para os segmentos mais exigentes, nomeadamente o Turismo Literário, Arquitectura, Surf, Gastronomia e Enoturismo”. Conclui ainda o organismo público que “tudo isto acontecerá num espaço concebido para transmitir aos visitantes do stand nacional na FITUR o bem-estar característico de Portugal enquanto destino turístico e reforçar as boas condições de trabalho disponíveis para os profissionais do sector.  É através de uma abordagem criativa actual, sofisticada e inovadora, que tem no sol o elemento único e diferenciador do nosso país, que Portugal robustece o seu posicionamento enquanto um dos destinos mais competitivos, seguros e sustentáveis do mundo, com destaque para os protocolos de segurança e a aposta na utilização de materiais sustentáveis, como a cortiça”.

Texto: ALVORADA
Fotografia: OesteCIM