Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Município de Óbidos investe 1,5 milhões de euros em edifício para concentrar serviços fora das muralhas

Feriado municipal obidos 2023 II

A Câmara Municipal de Óbidos decidiu concentrar num edifício multi-serviços as instalações da Segurança Social, Autoridade Tributária e Instituto dos Registos, num investimento de 1,5 milhões de euros que visa melhorar a acessibilidade a estes equipamentos, foi hoje anunciado.

O edifício multi-serviços ficará situado fora da vila muralhada e albergará ainda a Agência de Modernização Administrativa (AMA) e um espaço para a realização do ‘check-in’ “para todas as unidades hoteleiras dentro da vila e na área de protecção da muralha”, revelou hoje o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, no discurso comemorativo do feriado municipal. À agência Lusa, o autarca adiantou que “o projecto deverá ficar concluído até ao final do primeiro semestre deste ano, para que as obras possam avançar logo no início de 2024”.

Em termos de acessibilidades, a edilidade pretende ainda candidatar este ano, a fundos comunitários, um projecto de mobilidade suave que prevê a ligação ao vizinho concelho das Caldas da Rainha, através da criação de zonas pedonais e cicláveis na Estrada Nacional (EN) 8, que liga os dois municípios, no âmbito de um projecto orçado em cinco milhões de euros e “pensado para ser executado por fases”, disse Filipe Daniel.

Ainda no capítulo das acessibilidades, a autarquia vai arrancar com o asfaltamento e melhoria da sinalética na rede viária, com um investimento de 1,8 milhões de anos a executar ao longo dos próximos anos, a que se junta a construção de um parque de estacionamento com 300 lugares (no valor de 200 mil euros) e a construção de casas de banhos públicas, no valor de 150 mil euros, “para dar resposta ao aumento do fluxo turístico em Óbidos”, explicou o autarca.

Entre os grandes investimentos a candidatar em 2023, o presidente destacou hoje a reabilitação do Aqueduto da Usseira, que aguarda autorização da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) para avançar com a obra, “que deverá rondar os cinco milhões de euros”.

A nível cultural, a autarquia prevê inaugurar até ao final do ano a Praça da Criatividade, um investimento de 3,1 milhões de euros que requalificou a zona do antigo quartel dos bombeiros voluntários e cujos espaços “estão já em condições de ser concessionados”. A par com espaço privados, como o restaurante, a praça contará com espaços públicos onde a autarquia pretende promover “experiências imersivas como uma viagem de bateira [barcos tradicionais da Lagoa de Óbidos] simulada em 5D, onde as pessoas possam estar num espaço fechado e parado, mas podendo sentir os aromas da maresia e movimento”, exemplificou.

O ano de 2023 em Óbidos ficará ainda marcado pelo regresso dos festivais de ópera, no âmbito de uma candidatura superior a um milhão de euros já aprovada pela Direcção-Geral das Artes. O projecto, desenvolvido em parceria com a ABA - Banda de Alcobaça - Associação de Artes, terá uma comparticipação de 120 mil euros por parte do município e passará pela apresentação, entre Maio e Setembro, de três óperas e uma gala.

Os investimentos foram divulgados no âmbito das comemorações do feriado municipal de Óbidos, o primeiro a ser anualmente assinalado no país e que comemora a tomada da vila aos mouros, em 1148.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: CMO