Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Aspiring Geoparque Oeste lança ciclo de conversas e caminhadas

GEOPARQUEoeste V cores 01

‘ConversAndo’ dá nome ao ciclo de conversas e caminhadas que o aspiring Geoparque Oeste (aGO) vai realizar durante todo o ano de 2023. No total são 14 as conversas e caminhadas a desenvolver em todos os municípios integrantes do aspiring Geoparque Oeste, que têm como principal objectivo a divulgação e debate de temas e locais relacionados com o património natural e cultural deste território.

Temas como os templários, o vinho, a biodiversidade e os cereais serão abordados nas conversas que contarão com a participação de convidados especializados e de reconhecido mérito profissional e académico. Também a biodiversidade, as chancelas UNESCO e a ciência e investigação no aGO são abordados neste ciclo de conversas, que se realizam um sábado por mês.

Já as caminhadas, a decorrer entre os meses de Março e Outubro, serão desenvolvidas ao domingo, em rotas já existentes e noutras que percorrem o rico legado deste território, abordam temas como a chancela UNESCO nas Caldas da Rainha, os moinhos, rios e ribeiras e outras, que salientam a importância de temas e locais de grande interesse na região.

Para o lourinhanense Miguel Reis Silva, coordenador executivo do aGO, “a primeira edição deste ciclo de conversas e caminhadas é uma forma de celebrar algumas das efemérides comemoradas pelas redes UNESCO, associando a cada uma delas uma temática que caracteriza este território, mas para a qual as comunidades locais nem sempre estão despertas para a sua relevância nacional e até internacional”.

Por outro lado, esta primeira edição “terá como principal mote as parcerias, pois teremos em todos os momentos a presença das entidades locais que estudam, divulgam e promovem estas temáticas há muitos anos nos seus territórios, estando totalmente comprometidas com a candidatura a Geoparque Mundial da UNESCO”, frisou o responsável.

‘ConversAndo’ é dinamizado pelo aGO em estreita parceria com os municípios do Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, mas também com outros parceiros associativos e empresariais do território.

Este evento prevê as seguintes iniciativas: conversa ‘Por Terras de Templários’ (Fevereiro); conversa ‘Por Fontes e termas’ e caminhada ‘Caldas da Rainha - Cidade Criativa da UNESCO’ (Março); conversa ‘Biodiversidade e Alterações Climáticas’ (Abril); conversa ‘As chancelas UNESCO no território do aspiring Geoparque Oeste’ e caminhada ‘Pelo Mar do Jurássico’ (Maio); caminhada ‘Rota dos Moinhos’ (Junho); caminhada ‘Trilhando o Socorro e Archeira’ (Julho); caminhada ‘Batalha da Roliça’ (Agosto); conversa ‘Os recursos genéticos do vinho no aspiring Geoparque Oeste’ e caminhada ‘Rios e Ribeiras no aspirante Geoparque Oeste’ (Setembro); conversa ‘Na rota dos Cereais’ e caminhada ‘Dos Dinossauros à Rocha’ (Outubro); e conversa ‘A Ciência e a investigação científica no aspiring Geoparque Oeste’ (Novembro).

A participação nas actividades é de carácter gratuito, mas com inscrição obrigatória. O respectivo calendário e formas de inscrição serão divulgadas em breve.

Texto: ALVORADA