Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Equipa Comunitária de Saúde Mental para Adultos do Centro Hospitalar do Oeste entrou em funções

Equipa Comunitaria Saude Mental Populacao Adulta CHOeste

O CHO - Centro Hospitalar do Oeste dispõe de uma Equipa Comunitária de Saúde Mental para a População Adulta (ECSM-PA), sediada em Torres Vedras, que iniciou funções este mês. Segundo revela em comunicado a instituição do Serviço Nacional de Saúde, este serviço constituído com o objectivo de aproximar os serviços de psiquiatria e saúde mental da população que acompanham. Simultaneamente, quer “assegurar respostas focadas na prevenção, através do melhor entendimento do contexto onde as pessoas vivem, permitindo uma intervenção mais efetiva nos problemas de saúde mental”.

As ECSM baseiam-se no modelo de abordagem sistémico das pessoas com doença mental, devendo assegurar o tratamento na comunidade, contribuindo para a redução do estigma e discriminação, muitas vezes associados à doença mental. Esta nova equipa multidisciplinar é constituída por um médico com a especialidade de psiquiatria, que coordena a equipa, dois enfermeiros - sendo um enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrica -, um psicólogo clínico, um técnico superior de serviço social, um técnico superior de diagnóstico e terapêutica, com a profissão de terapeuta ocupacional, e um assistente técnico.

Recorda-se que a Equipa Comunitária de Saúde Mental para População Adulta do Centro Hospitalar do Oeste é uma das cinco equipas criadas pelo Governo e que estão abrangidos pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo cerca de 300 mil habitantes.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CHO