Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Sete municípios costeiros do Oeste criam estrutura única para gerir apoios da União Europeia

Oeste Costeiro 2022

Os sete municípios do Oeste com costa marítima decidiram criar o Grupo de Acção Local (GAL) Oeste Costeiro, através da assinatura do protocolo de parceria para a implementação e monitorização do instrumento de Desenvolvimento Local de Base Comunitária Costeiro na Região Oeste. Lourinhã, Torres Vedras, Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche são os municípios abrangidos por esta parceria, assinada na passada sexta-feira em Óbidos e revelada esta terça-feira em comunicado enviado ao ALVORADA pela edilidade obidense. O principal objectivo é gerir, na região, as verbas comunitárias para o desenvolvimento das comunidades piscatórias até 2027.

Esta reunião dos parceiros que integram o grupo tem como entidade gestora a ADEPE - Associação para o Desenvolvimento de Peniche. São parceiros as instituições públicas, privadas, bem como organizações do terceiro sector, num total de 38 entidades dos concelhos abrangidos. De acordo com o texto do protocolo, as entidades signatárias “acordam colaborar na implementação do Grupo de Acção Local Costeiro do Oeste e da sua Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária, comprometendo-se a implementar as acções que delas dependem directamente e colaborar com empenho na implementação das ações que dependem da sua participação como parceiros”. Neste encontro foi igualmente aprovado por unanimidade o futuro Órgão de Gestão da Estratégia de Desenvolvimento Local, que será composto pela ADEPE (entidade gestora), pela Agência de Desenvolvimento Costeiro EcoCoast (Torres Vedras) e pela associação Leader Oeste (Cadaval).

De acordo com o comunicado, Joaquim Pequicho, presidente da ADEPE, afirmou que “este é um caminho de diálogo”, onde “a vontade conjunta dos parceiros é criar um espaço de inclusão em toda a região Oeste Costeira”, reforçando a importância do trabalho conjunto na criação da estratégia para a zona costeira, integrada na OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste. “É com esta expectativa que apresentamos estas ideias para que sejamos um contributo líquido para o desenvolvimento destas terras, do empreendedorismo, criando uma literacia oceânica”, referiu o responsável. Joaquim Pequicho disse ainda que há outras dimensões que não estão só ligadas à pesca, “mas não as vamos secundarizar, pelo contrário, vamos equilibrar todas as dinâmicas”.

Tal como já tínhamos noticiado, os Municípios da Lourinhã e de Torres Vedras decidiram integrar o futuro Grupo de Acção Costeira Oeste, que vai substituir o GAL Pesca Oeste e o EcoMar. O Grupo de Acção Local (GAL) Costeiro do Oeste esteve reunido numa sessão que decorreu no passado dia 20 de Dezembro, em Porto Novo, no concelho de Torres Vedras. A iniciativa contou com a participação de autarcas dos dois concelhos, técnicos municipais daqueles concelhos e da Nazaré, empresários dos sectores da restauração, hotelaria e alojamento, pescadores e associações ligadas ao ambiente e património. O GAL Pesca Oeste, que está também em fase de encerramento, com a conclusão de projectos financiados no âmbito do Programa Operacional Mar 2020, é responsável pela implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local no território que abrange a área litoral dos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, visando o desenvolvimento, diversificação e competitividade da economia e a melhoria das condições de vida das populações.

O futuro GAL Costeiro do Oeste irá agregar o GAL ecoMar e o GAL Pesca Oeste, contando com parceiros públicos e privados. O grupo irá abranger nos sete concelhos com orla costeira, num total de 19 freguesias e 113.104 habitantes. A constituição do futuro GAL Costeiro do Oeste decorre no âmbito do Programa Operacional MAR 2030, recentemente aprovado pela Comissão Europeia, inserindo-se na prioridade de promoção de uma economia sustentável nas regiões costeiras e fomento do desenvolvimento de comunidades piscatórias e aquicultura.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CMO