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Obras da Linha do Oeste entre Sintra e Torres Vedras foram retomadas

Estacao CP Torres Vedras

As obras de modernização da linha ferroviária do Oeste foram retomadas entre as estações de Meleças, no concelho de Sintra, e Torres Vedras, após uma paragem de mais de meio ano, adiantou à agência Lusa a empresa pública Infraestruturas de Portugal.

Questionada pela agência Lusa, a IP informou que a empreitada entre Meleças e Torres Vedras foi retomada “no início de Novembro de 2022”, dois anos depois de ter tido início. As obras estiveram paradas mais de meio ano “por manifestas dificuldades técnicas e financeiras do consórcio a quem foi adjudicada inicialmente a empreitada”, explicou a empresa.

Por esse motivo, foi realizada uma “cessão contratual entre o consórcio inicial e um novo consórcio”, uma “solução complexa em termos jurídicos” e que originou “processos em tribunal”, admitiu a IP, que pretende concluir a obra até ao final deste ano. “A salvaguarda do interesse público conduziu a uma morosidade superior ao esperado neste processo”, adiantou a empresa, segundo a qual a obra foi reiniciada em Novembro, depois da “aprovação formal da cessão contratual”. Já a empreitada entre Torres Vedras e Caldas da Rainha “está em curso desde Julho”, acrescentou a empresa.

Relativamente ao prolongamento das obras de modernização da Linha do Oeste até ao Louriçal, no concelho de Pombal, a IP adiantou que prevê lançar o concurso público “durante o primeiro trimestre de 2023”, faltando a aprovação da portaria de extensão de encargos.

Em Dezembro, a Comissão de Defesa da Linha do Oeste realizou uma concentração frente ao Ministério das Infraestruturas e da Habitação, em Lisboa, para exigir ao Governo a conclusão das obras de modernização da via até ao final deste ano.

O projecto de modernização da Linha do Oeste (Sintra/Figueira da Foz) está dividido em duas empreitadas, sendo a primeira a de electrificação e modernização do troço entre Mira Sintra-Meleças (Sintra) e Torres Vedras, num investimento de 61,7 milhões de euros. A segunda consiste na modernização e electrificação do troço entre Torres Vedras e Caldas da Rainha, orçada em 40 milhões de euros.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)