Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Costa Oeste sob aviso laranja este domingo devido a agitação marítima

mar agitado II

A agitação marítima na costa dos distritos de Lisboa e Leiria levou o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a decretar o aviso laranja, entre as 6h00 e as 21h00 de domingo, sendo esperadas ondas de noroeste com 5 a 6 metros, podendo atingir a altura máxima até 11 metros.

A partir da meia-noite e até às seis da manhã a costa nestes dois distritos está sob aviso amarelo, com as ondas de noroeste a poderem atingir os quatro ou cinco metros. O aviso amarelo estará novamente em vigor entre as 21h00 de domingo e as 15h00 de segunda-feira, também devido a ondas que poderão variar entre os quatro e os cinco metros.

Devido ao mau tempo deste fim-de-semana, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam para agravamento da agitação marítima em Portugal Continental. A previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal Continental entre as 18h00 deste sábado e as 18h00 da próxima segunda-feira. A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os oito metros e uma altura máxima de 15 metros, com um período médio a variar entre os 14 e os 17 segundos.

Assim, a Marinha e a Autoridade Marítima Nacional recomendam, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, para o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adopção de medidas de precaução. Recomenda-se também o reforço da amarração e vigilância das embarcações atracadas e fundeadas e aconselha-se igualmente a que os marítimos mantenham um estado de vigilância permanente e acompanhem a evolução da situação meteorológica, através dos avisos à navegação e da previsão meteorológica do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), bem como outras informações disponibilizadas pelas Capitanias dos Portos sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.

À população em geral desaconselha-se a prática de passeios junto à orla costeira e nas praias, bem como a prática de atividades em zonas expostas à agitação marítima ou atingidas pela rebentação. Em especial, deve ser evitado o acesso e permanência junto às falésias e zonas de arriba, sendo essencial que se adote uma postura preventiva, não se expondo desnecessariamente ao risco. Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter uma atitude vigilante, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.​

Segundo o IPMA, estamos a viver um novo episódio de precipitação no fim-de-semana em Portugal Continental. Depois de alguns dias sem precipitação, a passagem de sistemas frontais pelo continente no fim de semana está a dar origem à ocorrência de precipitação forte e persistente no litoral a norte do Cabo Mondego, em especial na região do Minho. Nestes locais, a precipitação forte ocorreu entre a madrugada e o princípio da tarde de de hoje e entre a madrugada e tarde de domingo, podendo os valores acumulados variar entre 100 e 180 mm nas regiões montanhosas e entre 80 e 100 mm nas regiões não montanhosas. Estes eventos de precipitação serão também acompanhados de vento forte, com rajadas que poderão atingir 85 km/h no litoral da região Norte e nas terras altas.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)