Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Poucos centros de saúde do Oeste abertos durante o próximo fim-de-semana

SNS

Um total de 221 centros de saúde vão estar abertos no sábado e 180 no domingo, dia de Ano Novo, anunciou a direcção-executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Na região Oeste, de acordo com a informação disponibilizada hoje pelo portal da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que abrange os Agrupamentos de Centros de Saúde do Oeste, apenas três vão estar de portas abertas no sábado e no domingo, com horário limitado, sendo que um estará a funcionar 24 horas.

No ACES Oeste Sul, o Centro de Saúde Mafra vai funcionar 24 horas neste período, enquanto que o Centro de Saúde da Lourinhã estará aberto apenas no sábado, das 8h00 às 14h00, o mesmo sucedendo no Centro de Saúde de Torres Vedras. Os centros de saúde de Cadaval e Sobral de Monte Agraço vão estar fechados no fim-de-semana.

No tocante ao ACES Oeste Norte, estará a funcionar o Centro de Saúde do Bombarral neste período de dois dias entre as 9h00 e as 13h00, a par do Centro de Saúde da Nazaré, entre as 14h00 e as 24h00.

No sábado passado, véspera de Natal, estiveram abertos também 221 centros de saúde e no domingo, dia de Natal, 180, em todo o país. Os horários de funcionamento dos centros de saúde podem ser consultados no portal do SNS mas o acesso à informação não é de fácil acessibilidade.

"Procure a resposta mais próxima nos cuidados de saúde primários, não vá directamente às urgências", lê-se na informação aos utentes para o período do Ano Novo divulgada pela direcção-executiva do SNS.

Os centros de saúde têm adaptado os seus horários de atendimento alargado (dias úteis) e complementar (fim-de-semana e feriados) ao aumento das necessidades em saúde da população no período de Outono-Inverno, no âmbito do Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde - Inverno 2022-2023.

Texto: ALVORADA com agência Lusa