Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Urgência Básica do Hospital de Peniche encerrada das 8h00 de sábado às 9h00 de domingo por falta de pessoal

Hospital de Peniche III

O Serviço de Urgência Básica do Hospital de Peniche vai estar encerrado entre as 8h00 deste sábado e as 9h00 de domingo, dia de Natal, porque “não dispõe de recursos humanos suficientes para preenchimento da escala respectiva”, informa o CHO - Centro Hospitalar do Oeste. 

Segundo um comunicado do Conselho de Administração do CHO enviado ao ALVORADA, “solicita-se aos utentes que não se desloquem à Urgência Básica do Hospital de Peniche neste período, sem contacto prévio com a Linha SNS 24 - 808 24 24 24, que disponibiliza aconselhamento e encaminhamento em situação de doença”.

Segundo este organismo que gere os três hospitais públicos oestinos, “em caso de confirmação pela Linha SNS 24 da necessidade de deslocação à Urgência, devem dirigir-se à Unidade de Caldas da Rainha, outra Unidade que faz parte deste Centro Hospitalar. Este procedimento, utilizado há anos na gestão da procura pelo SNS [Serviço Nacional de Saúde], salvaguarda o atendimento, assegurando a resposta e o funcionamento em rede”.

Adianta ainda o CHO que “caso não se confirme a necessidade de recurso a um serviço de urgência, pede-se aos utentes que recorram aos cuidados de saúde primários [Centros de Saúde]”. “O Conselho de Administração continua a envidar todos os esforços para contratar recursos humanos para assegurar o normal funcionamento dos vários Serviços deste Centro Hospitalar”, assegura o conselho de administração presidido por Elsa Baião. O CHO agradece ainda aos profissionais da instituição “o profissionalismo, o empenho, a dedicação e o esforço adicional na prestação de cuidados de saúde à população, e apela à compreensão dos utentes, lamentando, desde já, os constrangimentos que, apesar de todos os meios disponibilizados, não foi possível ultrapassar”.

Em relação ao reforço dos horários dos cuidados de saúde primários na nossa região, encontra-se em funcionamento o Atendimento Complementar do Bombarral, no Centro de Saúde, nos dias 24 e 25 de Dezembro (sábado e domingo) das 9h00 às 17h00.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: CHO