Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Sindicato ameaça com greve no comércio e serviços da região Oeste na véspera de Natal

aciro logo

O CESP - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal está em negociações com a ACIRO - Associação Comercial, Industrial e Serviços da Região Oeste quanto à tabela salarial para 2023 do Contrato Colectivo de Trabalho (CCT). Segundo refere o portal da CGTP-IN, na qual o CESP é associado, o CCT que está em negociação abrange os trabalhadores das empresas dos concelhos de Torres Vedras, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Lourinhã, que exerçam actividades de comércio e serviços.

Para o CESP, “a proposta de aumentos salariais apresentada pela associação patronal é miserável”. Em causa está a manutenção do Salário Mínimo Nacional para a esmagadora maioria dos trabalhadores da região e um subsídio de alimentação de 3,75 euro/dia, contesta o sindicato.

O sector do comércio está praticamente aberto todo o ano, sete dias da semana, com horários de abertura completamente liberalizados, na maioria entre as 8h00 e as 24h00, com imposição de trabalho pela noite dentro, em laboração contínua sem qualquer necessidade, desregulando por completo a vida dos trabalhadores”, denuncia a organização sindical.

O CESP “exige” que a ACIRO ”tome opções que promovam a recuperação do poder de compra da população e a melhoria dos salários dos trabalhadores do comércio dos concelhos de Torres Vedras, Cadaval, Sobral de Monte Agraço e Lourinhã”. As exigências contemplam um aumento de 100 euros/mês para todos os trabalhadores, bem como a valorização dos trabalhadores, das suas carreiras e qualificações adquiridas.

Em cima da mesa a marcação de uma greve para o dia 24, véspera de Natal, um dos dias mais importantes do ano para o comércio tradicional.

Texto: ALVORADA