Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Peniche: Aumento das possibilidades de pesca para 2023 agrada a pescadores do cerco

barcos de pesca II

A ANOP - Associação Nacional das Organizações da Pesca do Cerco mostrou-se hoje agradada com o aumento das possibilidades de pesca para 2023, nomeadamente na pescada, tamboril e carapau.

O presidente da ANOP Cerco, Humberto Jorge, disse à agência Lusa que as decisões alcançadas hoje pelo Conselho das Pescas da União Europeia “são satisfatórias, na medida em que a proposta da Comissão foi revista para melhorar e no geral as quotas para Portugal se mantêm ou aumentam”. O responsável deu os exemplos da pescada, tamboril e carapau, no que respeita ao aumento das capturas.

Humberto Jorge sublinhou ainda que as decisões são baseadas em pareceres científicos, que têm vindo a demonstrar que “o estado dos recursos está em boa situação e permitem uma exploração como os pescadores desejam”. Na mesma perspectiva, os pescadores do Cerco esperam que as capturas de sardinha, decididas entre Portugal e Espanha, voltem a aumentar para 2023.

Os ministros das Pescas da UE chegaram hoje a acordo sobre as possibilidades de pesca para 2023, no Atlântico e no Mediterrâneo, e até 2024 para as espécies de águas profundas, em águas geridas pelo bloco.

No que respeita à pescada, após os ministros da tutela da UE terem chegado hoje a um acordo, os totais admissíveis de capturas (TAC) para Portugal aumentam 103%, passando a quota para as 4.645 toneladas, com o tamboril a crescer 12% para as 689 toneladas, o areeiro 33%, para as 92 toneladas, e o carapau 15%, para as 117.126 toneladas.

Depois de dois dias de negociações, que incluíram uma ‘directa’ de quase 24 horas, o Conselho da União Europeia conseguiu fechar um acordo sobre os totais admissíveis de captura e as respectivas partições para 2023, e que se estende a 2024 para as espécies de águas profundas, como o goraz e o peixe-espada. Falta ainda conseguir um acordo com o Reino Unido e a Noruega para 'stocks' partilhados.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo)