Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Protecção Civil alerta para perigo de inundações na região Oeste

ANPC 2

A Protecção Civil alertou hoje para nova possibilidade de inundações e aumento dos caudais dos rios nos distritos de Lisboa, Leiria, Setúbal, Évora, Santarém e Portalegre, que estarão em alerta laranja devido às previsões de chuva persistente e forte.

Num ‘briefing’ à comunicação social para fazer um ponto de situação das ocorrências relacionadas com o mau tempo que está a afectar o país, o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), André Fernandes, precisou que o agravamento do quadro meteorológico naqueles seis distritos vai acontecer a partir da tarde de hoje e até terça-feira.

Segundo André Fernandes, os distritos de Leiria, Setúbal, Lisboa, Évora, Santarém e Portalegre vão passar a alerta laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) hoje à tarde.

A chuva forte e persistente será acompanhada de “fenómenos extremos de vento”, afirmou o comandante nacional, avançando que haverá “um agravamento do vento com rajadas até 80 quilómetros por hora e localmente 120 quilómetros por hora na região sul na manhã de terça-feira”.

André Fernandes disse também que a agitação marítima se mantém forte. “São expectáveis os fenómenos de inundação nas áreas urbanas e aumento dos caudais, nomeadamente nas bacias da área metropolitana de Lisboa e das ribeiras do Oeste”, precisou.

Por sua vez, nos distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo, onde hoje de manhã ocorreu um agravamento do estado do tempo, a situação vai melhorar e durante a tarde será analisada a possibilidade de desagravar o nível de alerta laranja.

Texto: ALVORADA com agência Lusa