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‘Rally de Lisboa 2022’ com retorno mediático de quase 2,5 milhões de euros segundo estudo de consultora

Rally de Lisboa 2022

O ‘Rally de Lisboa 2022’, realizado entre 17 e 19 de Junho na região da grande Lisboa e Oeste de Portugal, gerou um retorno mediático no valor de 2.423.861 euros, sendo este valor um aumento em 117% relativamente à edição do ano passado, revelou a organização em comunicado enviado ao ALVORADA, tendo por base um estudo da consultora Cision.

A segunda edição desta competição automobilística, que passou por estradas de alguns concelhos oestinos e que este ano apenas estava incluído no Campeonato Start Sul de Ralis, no Troféu Regional Sul de Ralis e tendo uma prova extra como suporte, conseguiu gerar 558 notícias nos órgãos de comunicação social. Segundo a organização, “17% da população portuguesa esteve exposta às suas notícias e cada cidadão foi impactado em média 10 vezes com mensagens sobre o rali da capital de Portugal, sendo que 12,1% interagiram com estas mensagens, que provocaram 345.447 interações”.

Para esta “fantástica audiência”, segundo a organização - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting - muito contribuiu a participação do piloto Bernardo Sousa, que ajudou a gerar 58 notícias na televisão, alcançando um total de 9h25m de exposição e o retorno de 1.760.475 euros (AVE). Na internet foram editadas 435 notícias, houve 345.447 interações, 297.971 gostos, 29.881 comentários e 17.595 partilhas. “Neste estudo existe a particularidade de se encontrar mais audiência no público feminino (58%) do que no masculino (42%), o que significa que o ‘efeito Bernardo Sousa’ também alavancou o público feminino a interessar-se mais pelos ralis”, conclui a organização da prova.

Estes números são conclusões do estudo efectuado pela Cision Portugal sobre o ‘Rally de Lisboa 2022’, que tendo sido apenas uma prova dos campeonatos regionais, “conseguiu alcançar números superiores a provas do Campeonato de Portugal de Ralis, sendo só ultrapassado pelos emblemáticos Ralis de Portugal, Açores e Madeira”.

Esta prova contou com o apoio da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, através da marca ‘Oeste Portugal’, e do Turismo Centro de Portugal, tendo passado por troços dos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço e Cadaval.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados