Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras recebe ciclo de cinema entre 18 e 26 de Novembro

centroartestvd

Desobediência Civil: O Cinema da Insurreição, o ciclo de cinema organizado pela Casa de Cinema Manoel de Oliveira - Fundação de Serralves, é apresentado no Centro de Artes e Criatividade (CAC) de Torres Vedras, esta sexta-feira, dia 18, no âmbito da parceria entre o Município de Torres Vedras e a Fundação de Serralves. A primeira sessão deste ciclo terá lugar às 18h00 e apresentará o filme La Grande Bouffe de 1973, do realizador Marco Ferreri.

Todas as sessões, que decorrem até 26 de Novembro, contarão com a apresentação por um convidado e serão acompanhadas pela edição de uma brochura contendo textos de análise e contextualização dos filmes programados, havendo ainda sessões especificamente orientadas para um público escolar. A apresentação do primeiro filme caberá ao programador e crítico Ricardo Lisboa.

Organizado entre dois fins de semana, este programa, pensado a partir da relevância social, histórica e cultural do Carnaval de Torres Vedras e especialmente concebido para ser apresentado no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras e em diálogo com os seus espaços expositivos, conta com quatro filmes representativos daquilo a que se pode chamar um cinema da insurreição.

Esta iniciativa da Casa de Cinema Manoel de Oliveira, dirigida por António Preto, integra-se no Programa de Exposições e iniciativas culturais Itinerantes de Serralves, com o objectivo de tornar acessível a actividade desta fundação, em prol do desenvolvimento cultural a públicos diversificados de todas as regiões do país. Estes programas percorrem o país, apresentando diferentes exposições, obras, ciclos de cinema, conversas e conferências e acções educativas em mais de 30 municípios, cumprindo assim a missão da Fundação de Serralves de apoio efectivo à descentralização da oferta cultural.

DESOBEDIÊNCIA CIVIL: O CINEMA DA INSURREIÇÃO
PROGRAMA:

- 18 de Novembro às 21h00
La Grande Bouffe (1973)
Marco Ferreri
130’
M18
Retrato impiedoso da sociedade burguesa e dos paradoxos da sobreabundância capitalista à luz da tradição da comédia italiana dos anos 1970, por aquele que foi um dos mais mordazes e politicamente engajados cineastas desse período. A trama é bastante simples e desarmante: Marcello (Marcello Mastroianni), um piloto, Michel (Michel Piccoli), um executivo de televisão, Ugo (Ugo Tognazzi), um «chef», e Phillippe (Philippe Noiret), um juiz, querem comer até morrer naquilo a que se pode chamar um suicídio gastronómico. Após a primeira noite, Marcello insiste que devem juntar-se mulheres ao grupo. Três prostitutas conseguem aguentar um ou dois dias, mas é Andrea (Andréa Ferréol), uma professora local, que ficará mesmo até ao fim, fascinada pelo desejo suicidário dos protagonistas. APRESENTAÇÃO: Ricardo Vieira Lisboa, crítico e programador.

- 19 de Novembro às 21h00
Multiple Maniacs (1970)
John Waters
96’
M18
O filme que afirmou John Waters como o rei do mau gosto e a atriz Divine como a campeã da perversidade é, nos limites da comédia, um retrato irreverente do “american way of life” e uma paródia à sociedade de consumo nos seus contornos mais conservadores e moralistas. Nas palavras do próprio realizador, “o enredo é bastante complicado: Lady Divine (Divine) e o namorado, Mr. David (David Lochary), dirigem um espetáculo itinerante de horrores (a Cavalgada da Perversão) que atrai jovens donas de casa, empresários e swingers suburbanos para fora das suas casas de campo até uma pequena tenda onde os deixam boquiabertos com seus horrores favoritos (viciados, pornógrafos, homossexuais), prontos para serem roubados e às vezes assassinados pela psicótica Lady Divine e o seu gangue de drogados. Mr. David percebe que o seu romance de seis anos com Lady Divine está a desmoronar-se e tenta a sua sorte com Bonnie (Mary Vivian Pearce) […]. Lady Divine descobre o caso através da denúncia de uma empregada de balcão intrometida (Edith Massey) e começa a perder o controlo. Visita uma igreja vazia para rezar, mas é seduzida por uma religiosa pervertida (Mink Stole) que se esconde em confessionários, onde dá ‘trabalhos de rosário’. Mink e Lady Divine ‘apaixonam-se’, e Mink concorda em ajudar Lady Divine a assassinar o seu marido e a sua nova amante. Depois de trinchar e comer as entranhas das suas vítimas, Lady Divine perde completamente a cabeça e é atacada e violada por uma lagosta grelhada de quatro metros e meio (Lobstora). Atordoada e enlouquecida, ela cambaleia até à rua, causando pânico em massa, e finalmente é morta a tiro pela polícia.” Produzido num contexto de cinema underground, a obra de John Waters passou de objeto de culto a marco fundamental na história do cinema norte-americano do último meio século, tendo a sua filmografia sido alvo de inúmeras retrospetivas e homenagens pelos mais prestigiados museus e cinematecas. APRESENTAÇÃO: Vasco Araújo, artista visual.

- 25 de Novembro às 21h00
A Raiz do Coração (2000)
Paulo Rocha
118’
M12
O filme acompanha um conturbado processo eleitoral para a Câmara Municipal de Lisboa, colocando um candidato populista que apela a um regresso à ordem e aos bons costumes em confronto com uma aguerrida milícia de transformistas. Uma das últimas obras de Paulo Rocha, e aquela que melhor demonstra o gosto pela experimentação que caracteriza a segunda metade da sua obra. Tudo se passa durante as Festas de Santo António, patrono dos namorados e da cidade velha. Catão (Luís Miguel Cintra), político nacionalista, carismático e sem escrúpulos, persegue obcecadamente Sílvia (Joana Bárcia), um jovem travesti algo místico. Certa noite, entretanto, Sílvia cruza-se com Vicente (Melvil Poupaud), dito "o Corvo", polícia perseguidor dos travestis que, disfarçados de Noivas de Santo António, atacam as Festas da Cidade. Protetora de Sílvia, a misteriosa Ju vive de pequenas chantagens. Estranhas fotografias comprometedoras de Catão circulam entre os Partidos da Oposição. Pronto a tudo, Catão vai pôr em causa a sua carreira ao bater-se pelo regresso de Sílvia. APRESENTAÇÃO: Regina Guimarães, escritora e videasta.

- 26 de Novembro às 21h00
Sedmikrásky (Daisies, 1966)
Vera Chytilová
74’
M16
Título seminal da Nova Vaga Checa, Dasies relata as desventuras de duas jovens que, entre risos e brincadeiras, vão destruindo tudo por onde passam. Assinado por Věra Chytilová, cineasta do estilo e da visualidade, o filme viria a ser banido e a realizadora proibida de filmar por vários anos. Marie I e Marie II decidem que se tornarão tão mesquinhas, obscenas e mimadas na mesma medida em que a sociedade que a rodeia é mesquinha, obscena e mimada. A partir desse momento de viragem, elas iniciam uma jornada por diferentes lugares, situações e encontros, não deixando pedra sobre pedra. A sua transgressão não tem limites e, no fim de contas, não levam nada a sério, nem a comida, nem as roupas, nem os homens, nem a guerra. APRESENTAÇÃO: Teresa Vieira, jornalística, crítica e programadora.

- PROGRAMA EDUCATIVO:
Rita ou Rito?… (1927)
Reinaldo Ferreira
41’
M12
Distribuído pela Repórter X Film, Rita ou Rito?... explora um caso alegadamente real ocorrido na cidade de Aveiro e referenciado na imprensa da época, sendo o primeiro filme português a abordar a temática do travestismo. Mais do que uma mera comédia de enganos, o filme enfrenta - de um modo tão desassombrado quanto polémico - todo um conjunto de temáticas incómodas, que vão do colonialismo à representação dos negros no cinema (nomeadamente a prática do blackface, em que as personagens negras são interpretadas por atores bancos com a cara pintada de preto), passando igualmente pelos estereótipos de género e respetivos papeis sociais; ou seja, questões que se prestam a ser discutidas, numa perspetiva de problematização, com um público escolar.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados (arquivo)