Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Peniche: município inaugura nova exposição no Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia

abaleiaexposicaodr

O Município está a requalificar a exposição permanente do Centro Interpretativo de Atouguia da Baleia (CIAB) numa colaboração com o Centro de Investigação da Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores.

Pretende-se que esta nova exposição ‘A Baleia em Atouguia’ seja dinâmica e imersiva, estando ainda em estudo a produção de conteúdos multimédia. Segundo refere a autarquia de Peniche num comunicado enviado ao ALVORADA, esta intervenção contribuiu “não só para o estudo, preservação e valorização deste recurso histórico e identitário”, mas também para a “requalificação e promoção do CIAB e do concelho de Peniche”.

No próximo dia 26 terão lugar duas visitas guiadas a esta mostra. A primeira será às 10h30, em inglês e direccionada para investigadores e, a segunda às 15h00, em português, para o público em geral, com o tema ‘(Re)Descobrindo a Baleia em Atouguia | Itinerário Cultural’.

Estas visitas guiadas estão integradas no programa ‘Peniche - Novembro, Mês do Mar’ e realizam-se no âmbito do III Encontro Internacional ‘Histórias da Natureza e Ambientes - Mais do que só Biodiversidade’ e da Semana da Ciência e da Tecnologia / Ciência Viva 2022.

Nesta nova exposição aborda-se a ligação da vila medieval de Atouguia com a captura da baleia, explicando a importância desta actividade na afirmação do território, no desenvolvimento económico e até na definição do tecido social do concelho. “Esta intervenção contribui para o estudo, preservação e valorização deste recurso histórico e identitário, mas também para a requalificação e promoção do CIAB e do concelho de Peniche”.

É uma operação que está a decorrer ao abrigo da candidatura ‘A Baleia em Atouguia: a pesca como base da identidade marítima concelhia’ ao programa GAL Pesca Oeste / MAR2020 (MAR-04.03.01-FEAMP-0576), com o seguinte investimento previsto: 41.820,00 de euros, dos quais 35.547,00 euros são de comparticipação comunitária e 6.273,00 de euros de comparticipação nacional.

Fotografia: Direitos Reservados