Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Renda de Bilros: Peniche participa na Coroação Pontifícia à imagem da Nossa Senhora da Soledad de Mafra

rendabilrossoledaddr

Peniche vai participar num acontecimento histórico para Portugal: a Coroação Pontifícia concedida pelo Papa Francisco à imagem da Nossa Senhora da Soledad de Mafra, que data de 1773.

Segundo revelou o Município de Peniche em comunicado, a coroação da imagem traduz “o reconhecimento” por parte da Santa Sé da devoção à Virgem Maria “e é de notar que, em Portugal, apenas foram coroadas canonicamente as imagens de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, e de Nossa Senhora de Fátima”.

Nesse sentido, a autarquia assinou um protocolo de colaboração com a Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra, a 30 de Outubro, na apresentação da programação oficial da coroação pontifícia, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, com o patrocínio da Presidência da República Portuguesa e uma missa presidida pelo Arcebispo D. Ivo Scapolo, embaixador do Papa Francisco junto da República Portuguesa.

Durante a apresentação da programação oficial da coroação pontifícia, foi exibido o lenço de mão em Renda de Bilros de Peniche que Nossa Senhora da Soledad utilizará na cerimónia da coroação em 2023.

Com desenho da Escola Municipal de Renda de Bilros de Peniche e execução de Nélia Farto, o lenço com motivo em leque, feito com fio e fita de ouro, foi realizado com os pontos tradicionais de carreiras abertas, carreiras fechadas e pastilhas quadradas, num total de 250 horas de trabalho.

Em representação do Município de Peniche esteve a vereadora da Câmara Municipal com o Pelouro da Cultura, Ana Batalha, o chefe de divisão da Cultura, Ricardo Graça e as monitoras e rendilheiras Ana Cristina Santos e Nélia Farto.

Texto: ALVORADA
Fotografia: CMP