Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Festas de Torres Vedras: dias de cultura, desporto e gastronomia entre 27 de Outubro e 12 de Novembro

festastorresvedras22dr

As Festas de Torres Vedras  celebrar a vinha, o vinho e a tradição do concelho entre 27 de Outubro e 12 de Novembro. Este ano, o evento regressa com uma nova designação (em vez de Festas da Cidade) e várias novidades, como a realização de dois concertos, o regresso das tasquinhas e de iniciativas como o ‘São Martinho, Compras e Vinho’.

Durante a apresentação do evento, que decorreu esta segunda-feira, na Sala da Destilaria das antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) de Torres Vedras, a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, afirmou que “este ano as nossas festas voltam com algumas alterações. São as festas que gostaríamos de ter tido nos anos anteriores”.

O primeiro concerto das Festas de Torres Vedras será de Nenny, a 31 de Outubro. O concerto de António Zambujo está marcado para 11 de Novembro e conta já com os primeiros bilhetes esgotados, sendo apenas possível adquirir ingressos que incluem jantar nas tasquinhas. O Pavilhão Multiusos da Expotorres acolhe as tasquinhas a partir de 27 de Outubro, com as 13 freguesias a preparar pratos característicos e únicos dos seus territórios.

Laura Rodrigues destacou a estreia do documentário ‘Vinho, o sangue da terra, que evidencia a importância cultural e identitária da vitivinicultura na região. A celebração da identidade do território completa-se com os concursos que premeiam ‘O Vinho Tinto e o Vinho Branco de Torres Vedras 2022’ e o ‘Pastel de Feijão de Torres Vedras 2022’, produtos endógenos do concelho.

A realização da 2ª Torres Vedras ‘Night Run Urban Trail’ marca a dimensão desportiva do programa, com a prova nocturna a registar 247 inscrições. Esta vertente da programação inclui também a 18ª edição da Rota das Adegas (que promete levar os atletas à Formigal Wines, em São Pedro da Cadeira), a Moto Tasquinhas e o Torneio de Petanca da Cidade de Torres Vedras.

Este ano, as Festas de Torres Vedras integram, ainda, o programa comemorativo dos 600 anos da morte do beato Frei Gonçalo de Lagos, numa parceria entre as câmaras municipais de Torres Vedras e Lagos.

O festival ‘Acordeões do Mundo’ constitui um dos pilares das Festas de Torres Vedras, dando expressão ao pulsar criativo, artístico e cultural que, simultaneamente, distingue o nosso território e o aproxima de outras geografias” enfatizou a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino.

Naquela que é a sua 19ª edição, o festival irá contar com cinco concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras, por onde irão passar Walter Hidalgo (Argentina), Luca Bassanese & La Piccola Orchestra Popolare (Itália), Sharon Shannon (Irlanda), Niamh Ní Charra (Irlanda) e Nuno Carpinteiro (Portugal). “Acreditamos fortemente que o ‘Acordeões do Mundo’ é o conector por excelência para que este sentimento de identidade esteja presente em cada um de nós” afirmou Ana Umbelino ao apresentar as ‘Merendas do Acordeão’, que irão passar por todas as freguesias, num total de 25 actuações em associações e outros espaços públicos e privados.

Entre os destaques destas Festas de Torres Vedras encontra-se a 42ª edição do ‘Festival das Vindimas’. “Um festival que tem grandes tradições e que soube adaptar-se aos novos tempos” referiu o presidente da empresa municipal Promotorres, Rui Penetra. O festival irá assumir um modelo híbrido, que consiste em quatro episódios online e uma final presencial marcada para o dia 12 de Novembro, no Pavilhão Multiusos da Expotorres.

A apresentação das Festas de Torres Vedras contemplou a degustação de pratos gastronómicos preparados por várias freguesias e que serão apresentados nas tasquinhas, num final de tarde que celebrou a tradição ao som da acordeonista lourinhanense Teresa Maurício.

As Festas de Torres Vedras são organizadas pela Câmara Municipal de Torres Vedras. O evento conta com o apoio institucional do Turismo Centro de Portugal e com o apoio da AEG, da Biotrab, da Banix, da Extincêndios, do Hotel Golf Mar e da Vimeiro.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados