Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

OesteCIM: Caldas da Rainha recebeu VI Encontro Nacional de Molinologia

seminario molinologia 08102022

A OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, em co-organização com a Etnoideia, organizou este sábado, nas Caldas da Rainha, o VI Encontro Nacional de Molinologia, apresentando um programa diversificado, dado o património molinológico local e o dinamismo municipal para a sua preservação e valorização.

Este Encontro Nacional de Molinologia contou com uma centena de participantes, alguns dos quais estrangeiros, sendo este sábado dedicado a conferências. Dividido em dois painéis, um foi subordinado ao tema Molinologia - ‘Moinhos e Moleiros’, onde foram abordadas questões como Etnotecnologia, Saber e Saber Fazer, Etnologia Portuguesa, Sistemas tradicionais de moagem em Portugal, Engenhos e moinhos pré-industriais, usos, técnicas, materiais, produtos, assim como as histórias de vida dos moleiros na primeira pessoa.

O outro painel foi dedicado ao tema Desenvolvimento e Empreendedorismo - ‘Já - Viveiro de projectos’. Este painel abordou temáticas como Planeamento Estratégico, Projectos, Inovação e qualificação, ‘Low Carbon Economy’, Empreendedorismo, Governança Autárquica; desenvolvimento de novos produtos, serviços e cadeia de valor, bem como a apresentação de ideias de projecto pelos participantes e o acesso a fundos e financiamentos, nomeadamente através do Portugal 2030.

Foi ainda realizada uma visita cultural à cidade termal antes do jantar, que decorreu no Centro Cultural das Caldas.

Para este domingo está agendada uma visita dos participantes do seminário à Rota dos Moinhos do Oeste, que serve de teste à ‘app’ Visit Oeste Portugal, desenvolvido pela OesteCIM, com passagem pelos concelhos de Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche e Torres Vedras.

Notícia desenvolvida na próxima edição impressa do ALVORADA.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA