Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Revelados vencedores da I Edição do Concurso de Fotografia do aspirante Geoparque Oeste

vencedores1edicaogeoparque

Já são conhecidos os vencedores da I Edição do Concurso de Fotografia do aspirante Geoparque Oeste que se realizou em parceria com a Revista National Geographic Portugal. A iniciativa decorreu entre Abril e Junho e visou premiar as quatro melhores fotografias, em cada uma das três categorias, ligadas ao território dos seis municípios que integram o aspirante Geoparque Oeste: Lourinhã, Bombarral, Torres Vedras, Peniche, Cadaval e Caldas da Rainha.

A cerimónia de entrega de prémios decorreu no passado dia 23 de Setembro, numa sessão pública, na Câmara Municipal do Bombarral. Na ocasião, o coordenador executivo do aspirante Geoparque Oeste, Miguel Reis Silva, referiu que a primeira edição deste concurso registou 37 participantes que colocaram a concurso 80 fotografias, distribuídas por três categorias.

Na categoria ‘Homem e actividade humana’, os vencedores foram: 1º ‘Voar por aqui’ de Rui Pedro de Sousa, 2º ‘Linhas de Torres Forte Ordasqueira’ de Rafael Oliveira, 3º ‘Pesca Lagoa de Óbidos’ de Luís Miguel de Sousa e 4º ‘Mulher na Pesca’ de Maria Matos. Na categoria ‘Património Natural’, os distinguidos foram: 1º ‘Ficarei para sempre’ de Rui Pedro de Sousa, 2º ‘Pelos olhos de uma gaivota’ de Luís Miguel de Sousa, 3º ‘Baleal’ de Luís Filipe Ferreira e 4º Desenhos da Ilha do Baleal’ de Rodrigo Nuno Lopes. Quanto à categoria ‘Património Cultural’, registaram-se os seguintes vencedores: 1º ‘Defender o Castelo’ de Rui Pedro Sousa, 2º ‘Cucus - reflexos do esquecimento’ de João Pedro Lucas, 3º ‘Forte de Nossa Senhora dos Anjos - Paimogo’ de Francisco Engenheiro Fernandes e 4º ‘The Comet’ de Verena Fuchs. O grande prémio deste concurso foi atribuído à fotografia ‘Sinking Inside’ de Rui Miguel Santos. Os participantes são oriundos de todo o território nacional, sendo que houve dois premiados da Lourinhã: Francisco Engenheiro Fernandes e Maria Matos.

Os primeiros premiados foram contemplados com uma assinatura anual da Revista da National Geographic Portugal; os segundos receberam um passeio de barco organizado, aberto ao público, válido para duas pessoas ou prova de vinhos para duas pessoas; os terceiros classificados têm direito a duas entradas no Dino Parque Lourinhã com visita guiada; e os quatros classificados receberam duas entradas num dos Centros de Interpretação do aspirante Geoparque Oeste, com visita guiada. O premiado especial foi agraciado com uma visita guiada ao território do aspirante Geoparque Oeste com estadia de uma noite para duas pessoas.

No final, Miguel Reis Silva deixou um agradecimento especial aos parceiros Furnaka Village, Dino Parque Lourinhã, Museu da Renda de Bilros de Peniche, Odisseia Viva e Museu da Lourinhã.

As 13 fotografias premiadas podem ser vistas no edifício da Câmara Municipal do Bombarral até ao próximo dia 14 de Outubro, passando depois pela Lourinhã onde estarão até ao final do mês de Novembro. Por confirmar estão as datas e locais da exposição nos restantes municípios que abrangem este território.

Recorde-se que este concurso teve como objectivos a promoção do património natural e cultural do território, a divulgação deste aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO, a apresentação de um território de paisagens e cenários icónicos e a projecção da fotografia como ferramenta de promoção e divulgação.

O júri do concurso foi composto por elementos da revista National Geographic Portugal e por elementos do aspirante Geoparque Oeste ligados à fotografia.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Sofia de Medeiros/ALVORADA