Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

'Marionetas na Cidade' leva 11 companhias de quatro países a Alcobaça

marionetasnacidade22

Onze companhias de quatro países vão apresentar, em Alcobaça, 18 espectáculos integrados na 25ª edição do Festival 'Marionetas na Cidade' que decorre entre os dias 3 e 9 de Outubro.

O festival, apresentado ontem à comunicação social, “volta a apostar num programa diversificado”, disse o director artístico do 'Marionetas na Cidade”' José Gil, vincando que, aos 18 espectáculos, se somarão “uma exposição, o lançamento do primeiro de Cadernos de Teatro de Marionetas da S.A. Marionetas e a inauguração da placa comemorativa dos 25 anos da companhia e do primeiro aniversário da inscrição no Inventário Nacional de Património Imaterial Cultural do Teatro Dom Roberto”.

A exposição, intitulada 'Objectos Fascinados - Performances da criação de Natacha Costa Pereira', será inaugurada no dia 3, e ficará patente até 30 de Novembro, no Museu do Vinho, em Alcobaça.

A mostra é resultado de um projecto que “teve como objectivo trabalhar a marioneta no contexto da arte contemporânea, explorando conteúdos do folclore e da arte popular, ambos raízes do próprio teatro de marionetas”, refere a S.A. Marionetas.

Já a edição dos cadernos integra-se na comemoração dos 25 anos da companhia, que vão ser assinalados entre Outubro deste ano e Outubro do próximo. A edição traduzir-se-á na "publicação de um caderno por mês, com os textos originais criados pelos elementos base da companhia, José Manuel Valbom Gil, Natacha Costa Pereira e Sofia Olivença Vinagre, ao longo deste percurso”, disse José Gil.

Com a maioria dos espectáculos a acontecer nas ruas da cidade, com entradas gratuitas, o programa integra ainda a iniciativa 'Na Palheta com …', uma conversa “entre artistas e o público, tem que sido feita nos últimos 15 anos, sempre num espaço de restauração e que este ano conta com a participação dos marionetistas Rui Sousa e João Costa”, acrescentou o director artístico.

Entre os espectáculos programados contam-se a apresentação do Teatro D. Roberto pelas companhias Marionetas Rui Sousa, Mãozorra, S.A. Marionetas e Teatro de Marionetas.

O festival leva ainda às ruas de Alcobaça as peças 'MEDO. Manual de sobrevivência para seres fofinhos' e 'Uma torneira na testa', pela companhia VATE/ATA, do Algarve, 'Mil e uma', pela Caricata Teatro, 'The World of Marionet of Teodor Borisov', pela Teador Borisov (Bulgária), 'Pedro, a Mentira e o Lobo', pela companhia de Sintra Fio d`Azeite. marionetas do chão de oliva, 'World Stars Show', pela Cemal Fatih Polat (Turquia), e o concerto 'Miss E@sy, a Matraphonia Total', interpretado pela Companhia Marimbondo, da Lousã.

No sábado, 8 de Outubro, sobe ao placo do Cine-Teatro de Alcobaça 'The Box', encenado pela Cia. Argila Verde, o único espectáculo de festival com entradas pagas, ao preço de cinco euros.

A edição deste ano do festival, um dos mais antigos do país, conta com um orçamento de 40 mil euros, dos quais 20 mil são financiados pela Câmara Municipal de Alcobaça.

O Festival 'Marionetas na Cidade' é organizado pela S.A. Marionetas - Teatro e Bonecos, companhia residente em Alcobaça.

O festival recebeu o selo de qualidade do EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe) desde 2015, distinção atribuída aos festivais que têm o compromisso artístico de envolver as suas comunidades locais e preservar a perspectiva europeia e mundial.

Em 2019 a Consultora CISION atribuiu ao 'Marionetas na Cidade' o terceiro lugar como evento mais mediático do concelho de Alcobaça, e o primeiro lugar em eventos dedicados ao teatro de marionetas em Portugal.

Texto: ALVORADA com agência Lusa