Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Politécnico de Leiria leva meia centena de jovens à descoberta do Mar no Oeste

Academia Tanto Mar

O Politécnico de Leiria vai levar meia centena de jovens à descoberta do mar na 10.ª edição da Academia de Verão Semana Tanto Mar, que decorre em Peniche entre esta segunda-feira e o próximo sábado. São jovens do ensino secundário oriundos de todo o país que, de forma totalmente gratuita, numa organização da Escola Superior de Turismo e de Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, da revista Forum Estudante e do Município de Peniche, vão poder conhecer o valor estratégico do mar, em todas as suas vertentes, com actividades ligadas à investigação científica, ao desporto, à economia, ao turismo e à história.

“É com o maior orgulho que a ESTM e o Politécnico de Leiria participam mais uma vez na organização da Semana Tanto Mar, uma academia que quer despertar o interesse dos jovens para a as actividades ligadas ao mar, em vertentes tão diversas como a cultura, a história, a economia, o desporto e a ciência. São já dez anos de história em que, ano após ano, o interesse cresce e vamos conquistando a atenção destes e de outros jovens em todo o país para este enorme capital de que dispomos, e em que vale a pena apostarem no seu futuro”, sublinha, em comunicado, Sérgio Leandro, subdirector da ESTM.

A chegada a Peniche ocorreu esta tarde de segunda-feira, depois de uma visita ao Oceanário de Lisboa durante a manhã, e a primeira actividade em que os participantes participaram num ‘peddy-paper’ por Peniche que lhes permitiu conhecer a história e a cultura local. O serão reservou uma palestra sobre a Reserva da Biosfera da UNESCO, que foi uma antevisão da actividade agendada para esta terça-feira: uma viagem à Reserva da Biosfera das Berlengas, com direito a passeio pela ilha, visita ao farol e baptismos de mergulho.

Como em Peniche, mar é também sinónimo de desporto, na Praia da Cova da Alfarroba, os estudantes serão desafiados a testar as suas capacidades numa aula de surf, e vão visitar o Centro de Alto Rendimento de Surf, com um momento de interação com alguns dos surfistas residentes. Neste dia, decorrerá ainda um ‘workshop’ com o apoio do ISN - Instituto de Socorros a Náufragos).

A Economia do Mar estará também em destaque nesta Academia de Verão, com uma visita à empresa Docapesca e ao Festival Sabores do Mar e, no âmbito da investigação científica, vão conhecer os projectos desenvolvidos no centro de investigação CETEMARES - MARE-IPLeiria e realizar algumas actividades relacionadas com cada um deles.

O quinto dia de actividades terá São Martinho do Porto e a Lagoa de Óbidos como cenário, e actividades aquáticas e ‘birdwatching’ como propostas. À noite realiza-se a Grande Gala Semana Tanto Mar, com a presença de 50 participantes em edições passadas desta academia como forma de assinalar o seu 10.º aniversário. Durante o dia, os ‘veteranos’ irão conviver com os actuais participantes, partilhando as respectivas experiências. Para o último dia, está reservado um mergulho na riqueza geológica local, com a realização de um percurso geológico e uma visita ao Farol do Cabo Carvoeiro.

Esta sensibilização tem também como objectivo ajudar a despertar vocações para as profissões ligadas ao mar, aumentando assim o capital humano qualificado que rentabilize os recursos marinhos portugueses. Nesse sentido, a Semana Tanto Mar assume-se como uma forma de apoio às instituições públicas e privadas relacionadas com o mar para que possam chegar de uma forma mais eficaz aos jovens estudantes portugueses.

A Semana Tanto Mar 2019 conta ainda com o apoio dos municípios de Alcobaça, Óbidos e Caldas da Rainha, mas também de organismos e empresas como Marinha Portuguesa, Docapesca, Peniche Surfing Club, Haliotis, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Viamar, Oceanário de Lisboa e Clube Náutico de São Martinho do Porto.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados