Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Politécnico de Leiria marca presença no Festival Internacional Literário de Gramado no Brasil

filigramdr

O CRID - Centro de Recursos para a Inclusão Digital, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, marcou presença na primeira edição do FiliGram - Festival Internacional Literário de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, que decorre até 11 de Setembro, sendo um dos seus principais objectivos a divulgação da literatura acessível e da acessibilidade no seu conceito global. A Câmara Municipal de Óbidos também esteve representada neste festival, organizado pela prefeitura de Gramado, dado que este ano foi firmada uma parceria entre o FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos e o FiliGram, em prol da literatura.

Célia Sousa, coordenadora do CRID, afirmou que o mesmo foi convidado a estar presente nesta edição, "sobretudo pelo trabalho que temos desenvolvido no âmbito da literatura acessível. É para mim um enorme orgulho poder ser uma “embaixadora” desta área, em especial, além-fronteiras, não esquecendo que é um tema pertinente e que assume, cada vez mais, uma grande relevância na vida de muitas pessoas".

Célia Sousa foi uma das oradoras nos diferentes painéis temáticos que decorreram entre os dias 4 e 7 de Setembro, onde foram debatidos os seguintes temas: “Inclusão e Equidade, vectores para literatura acessível”, “Vamos ler todos juntos?”, “Como tornar a literatura e os eventos culturais mais acessíveis?” e “Acessibilidade desde a Infância”.

A coordenadora do CRID participa ainda na Feira do Livro Flipoços, em Poços de Caldas, no Brasil, hoje, dia 9, onde intervém na denominada Mesa Cidades Criativas da Literatura, para falar da temática “A importância do selo internacional para Poços de Caldas e todo o território literário sul-mineiro”. Neste debate estarão também presentes os vereadores Ana Margarida Reis e Telmo Sousa Félix, da Câmara Municipal de Óbidos, a primeira e única cidade em língua portuguesa a fazer parte da Rede Internacional das Cidades Criativas da Literatura da Unesco.

Em solo nacional, o CRID participa ainda nas Feiras do Livro de Lisboa e do Porto até dia 11 de Setembro, com os seus livros multiformato, disponíveis no stand da ACAPO. "O livro multiformato tem na sua génese o conceito de livro para todos, e reúne, num único exemplar, texto aumentado para crianças com baixa visão, braille para crianças cegas, pictogramas para crianças com incapacidade intelectual ou limitações de outra natureza, um código Quick Response (QR) que remete para as versões: eBook, audiolivro, para crianças cegas, e vídeolivro em Língua Gestual Portuguesa, para crianças surdas", explica Célia Sousa.

Este convite de participação do CRID pela ACAPO cumpre um dos seus objectivos, com o projecto “Ler é um acto democrático”, cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, e que consiste na divulgação do sistema de leitura e escrita braille, e o direito de acesso das pessoas com deficiência visual ao livro.

Fotografia: Direitos Reservados