Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Peniche recebe simpósio internacional e congresso europeu de produtos naturais marinhos

ESTM

A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche, do Politécnico de Leiria, vai acolher o XVI Simpósio Internacional de Produtos Naturais Marinhos (MaNaPro) e o XI Congresso Europeu de Produtos Naturais Marinhos (ECMNP), que se realizam pela primeira vez, simultaneamente, no nosso país. Segundo a organização, este evento que vai decorrer entre os dias 1 a 5 de Setembro, “congrega duas das mais importantes conferências mundiais na área dos produtos naturais marinhos”. São esperados em Peniche mais de 220 investigadores de 35 países, provenientes de todos os continentes.

O XVI MaNaPro & XI ECMNP acontece como conferência conjunta pela segunda vez na história dos congressos, tem o alto patrocínio do Presidente da República e é uma coorganização do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – Politécnico de Leiria, do CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental - Universidade do Porto, e da UCIBIO - Unidade de Ciências Biomoleculares Aplicadas/Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa.

O MaNaPro teve a sua primeira edição em 1975 na cidade escocesa de Aberdeen. Nos 44 anos de realização deste evento já decorreram várias edições que passaram por Sorrento (Itália), Bruxelas (Bélgica), Tenerife (Espanha), Paris (França), Dakar (Senegal), Capri (Itália), Tenerife (Espanha), Townsville - Queensland (Austrália), Okinawa (Japão), Sorrento (Itália), Queenstown (Nova Zelândia), Phuket (Tailândia), Galiza (Espanha) e Fortaleza (Brasil).

Já o ECMNP ocorreu pela primeira vez em 1997 na cidade grega de Atenas, tendo passado anteriormente por Santiago de Compostela (Espanha), Munique (Alemanha), Paris (França), Ischia - Nápoles (Itália), Porto (Portugal), Strömstad (Suécia), Galiza (Espanha), Glasgow (Escócia) e Creta (Grécia).

Os dois eventos ocorreram pela primeira vez, em simultâneo, em 2013, na Galiza, em Espanha.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Direitos Reservados