Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Requalificação do Centro de Saúde de Óbidos arranca em Setembro

obrascentrosaudeobidosdr

As obras de requalificação do Centro de Saúde de Óbidos, num investimento de cerca de meio milhão de euros, vão arrancar no dia 5 de Setembro, informou hoje a câmara municipal.

O auto de consignação da requalificação do Centro de Saúde de Óbidos foi na quarta-feira assinado com a Sunever Engenharia, Lda, empresa que vai realizar a obra orçada em 473.991,83 euros, acrescidos do valor do IVA. A obra deverá ter a duração de 10 meses.

O presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, citado numa nota à imprensa, considerou esta requalificação "extremamente importante”, quer para o município quer para todos os profissionais de saúde que ali trabalham, já que vão "beneficiar de umas condições dignas”.

Para o autarca, “só desta forma haverá condições de atrair profissionais de saúde para Óbidos e prestar os cuidados de saúde necessários”.

A requalificação do edifício, da década de 80, incidirá na remoção da cobertura em fibrocimento, na substituição da caixilharia, na colocação de um revestimento exterior em capoto, na instalação de um sistema de climatização e em reparações gerais no imóvel.

Até ao final deste mês irão decorrer os trabalhos de mudança do Centro de Saúde de Óbidos, transferência do material, respectivos colaboradores e equipas médicas para as outras unidades de saúde do concelho.

De acordo com a autarquia, está em aberto a possibilidade de os serviços serem temporariamente prestados nas unidades de saúde de Olho Marinho, Amoreira e A-dos-Negros, mas a solução final aguarda indicações do director executivo do Agrupamento de Centro de Saúde (ACES) Oeste Norte, João Gomes.

Esta foi a segunda vez que foi lançado procedimento para a requalificação, que tinha em 2020 sido alvo da abertura de um concurso público para a realização de obras estimadas em 365 mil euros.

Filipe Daniel explicou em Janeiro deste ano, numa reunião da Assembleia Municipal, que a abertura do segundo concurso se deveu, “por um lado, ao facto de os preços de alguns materiais terem aumentado e, por outro, foram introduzidas algumas melhorias ao nível do conforto dos utentes”, que oneraram o custo da intervenção.

O Centro de Saúde de Óbidos está a funcionar desde 1 de Janeiro de 1981 e conta nos seus quadros com 21 profissionais de saúde.

O concelho de Óbidos presta cuidados de saúde a cerca de 7.800 utentes, excepto a vila de Gaeiras, que reporta à Unidade de Saúde Familiar Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha.

O Centro de Saúde faz parte do ACES Oeste Norte, que integra os concelhos de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados