Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Bombarral em festa com regresso do Festival do Vinho e da Feira da Pêra Rocha

Feira da Pera Rocha 2022 1

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, comprometeu-se hoje no Bombarral e falando em nome do Governo, a auxiliar a fruticultura e a viticultura, dois sectores com enorme peso na economia do Oeste. A governante esteve na inauguração do 37º Festival do Vinho Português e 27ª Feira Nacional da Pera Rocha, que decorre até segunda-feira na Mata Municipal do Bombarral. Acompanhou-a o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, assim como o director regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, José Lacerda Fonseca. Para além da Confraria dos Enófilos da Estremadura, marcou presença a Colegiada de Nossa Senhora da Anunciação da Lourinhã, principal defensora e promotora do consumo da Aguardente DOC Lourinhã. Estiveram ainda presentes diversos autarcas, entre os quais o presidente e vereador da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Carvalho e João Serra, respectivamente, e o presidente do executivo da União de Freguesias de Lourinhã e Atalaia, Pedro Margarido.

Os governantes foram à vila bombarralense a convite do edil socialista Ricardo Fernandes e visitaram os expositores presentes na edição deste ano, para a qual a autarquia antevê a visita “entre 25 mil e 35 mil visitantes”. O certame, recorde-se, regressa depois de uma paragem forçada de dois anos devido à pandemia de Covid-19. Estão presentes nesta edição 66 expositores, 24 dos quais ligados ao setor vitivinícola, e 8 expositores ligados à produção de pera rocha. Entre os expositores presentes destaca-se a Adega d’Rocha - Arribas & Parcelas, Lda, de Ribamar, que produz o Vinho Carlotas. Uma ‘roulotte’ dos Vinhos de Lisboa está também presente no certame, onde podem ser degustados alguns dos néctares produzidos na nossa região vitivinícola, assim como a Aguardente DOC Lourinhã produzida pela Adega Cooperativa da Lourinhã.

A Câmara Municipal conta com a parceria neste evento da Associação Nacional dos Produtores de Pra Rocha. O cultivo da pêra rocha e da vinha continuam a ser as duas principais atividades económicas do concelho.

Festival do Vinho 2022 2 1

O certame volta a apresentar uma oferta gastronómica diversificada, com diversos espaços, alguns geridos por associações do concelho, o ‘Espaço Gourmet’, onde diariamente vários chefes de cozinha irão confecionar ao vivo diversos pratos que promovem a junção entre o vinho e a pera rocha.

Em relação ao programa de animação musical, destacam-se os concertos da Banda Xeques Orquestra (hoje), David Antunes (quinta), Plutónio (sexta), André Sardet (sábado), Ana Bacalhau (domingo) e Os Azeitonas (segunda), para além do regresso da festa ‘Wine and Pear Party’ (sábado) e da actuação de vários grupos de música tradicional portuguesa.

Reportagem alargada na próxima edição impressa do ALVORADA.

Texto e fotografias: Paulo Ribeiro