Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Caldas da Rainha: Câmara Municipal lança 'Mapa à Descoberta da Cerâmica'

caldasdarainha

'Mapa à Descoberta da Cerâmica' dá nome ao projecto lançado pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha que propõe um conjunto de iniciativas que irão acontecer ao longo deste mês de Julho e que terão lugar nos espaços onde esta arte é pensada e vivida diariamente, dando a conhecer os seus protagonistas: os ceramistas e os seus ateliers.

Dias abertos nos ateliers, workshops e visitas guiadas pelas rotas artísticas e património convidam a uma partilha de experiências e saberes, numa cidade onde a cerâmica é um elemento identitário e estratégico, consagrado pela Unesco com a distinção de Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares.

As primeiras actividades do mapa que convida à descoberta da cerâmica decorrem já este fim-de-semana.

- Dia 8 de Julho, das 15h00 às 18h00, dia aberto no Atelier de São Miguel, situado no Formigal. Espaço de criação, exposição e venda dos ceramistas Fernando Miguel e Milena Miguel que propõem um workshop de iniciação de cerâmica em oco. Para informações e reservas: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e 933124363.

- A 9 de Julho, a ceramista Mariana Sampaio abre o seu espaço de criação ao público, agora nos Silos. A proposta é um workshop de pintura de azulejo tradicional português e que decorre entre as 10h00 e as 13h00. Informações e reservas: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e 912977470.

- A 10 de Julho, é proposto descobrir a cerâmica pelas ruas da cidade. Margarida Araújo conduz uma visita guiada que revela características específicas da utilização dos azulejos de fachada na arquitetura portuguesa, nomeadamente a multiplicidade de padrões, cores e brilhos. Ponto de encontro na Estação da CP, às 11h00. A participação é gratuita e pode fazer a reserva através do mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 262 240 005.

- Ainda no dia 10 de Julho, da parte da tarde, o convite vem das ceramistas Ana Cruz e Maria de Betânia, o duo à frente do Atelier de Escultura Cerâmica- ana+betânia. As criadoras abrem as suas portas ao público, dando a conhecer a oficina e visualização de trabalho em curso. A visita é gratuita. Para mais informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e 919087793.

Programa completo e mapa disponíveis no site do Município das Caldas da Rainha através do link Mostra Mercado da Cerâmica (mcr.pt).

Texto: ALVORADA