Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Politécnico de Leiria reforça e renova rede de camas para alunos na região Oeste até 2025

IPL

O Politécnico de Leiria vai ter até 2025 mais 614 camas para alunos, totalizando 1.359, com a aprovação das candidaturas para a construção de novas residências e renovação das actuais, anunciou hoje a instituição, que está presente no Oeste com a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Peniche), Escola Superior de Artes e Design (Caldas da Rainha) e Núcleo de Formação de Torres Vedras.

Numa nota de imprensa, o Politécnico de Leiria adiantou que foram aprovadas todas as candidaturas que a instituição fez “para a construção de novas residências de estudantes e renovação das residências actuais, no âmbito do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, financiado através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), o que representa um aumento de 80% do número de camas disponíveis para estudantes”.

“Graças à aprovação das nove candidaturas submetidas pela instituição, às quais se juntam mais três candidaturas efectuadas pelos municípios de Batalha, Marinha Grande e Torres Vedras, onde o Politécnico de Leiria é copromotor, estarão garantidas 1.359 camas aos estudantes da instituição, mais 614 camas do que as disponíveis actualmente”, referiu.

Segundo a nota, “o Politécnico de Leiria apresentou nove candidaturas no âmbito do PRR, cinco para adaptação, aquisição e renovação de residências, e quatro para construção de novas residências, que abrangem uma adaptação para residência”, o Convento de Santo Estevão, em Leiria, sete renovações de actuais residências (quatro em Leiria, duas em Caldas da Rainha e uma em Peniche) e a construção de cinco novas residências (Leiria, Caldas da Rainha, Peniche e Pombal).

É também explicado que, “além destas candidaturas, que correspondem a um aumento de 745 para 1.243 camas, o Politécnico de Leiria é ainda copromotor de mais três candidaturas dos municípios de Batalha, Marinha Grande e Torres Vedras, o que corresponde a mais 116 camas, fixando-se um total de 1.359 camas”. “A renovação e construção das residências de estudantes representa um investimento acima de 25 milhões de euros, financiados pelo PRR”, acrescentou.

De acordo com a nota de imprensa, “com a aprovação destas candidaturas o Politécnico de Leiria passa a assegurar residências de estudantes em todas as cidades onde conta com oferta formativa, quer seja em escolas ou núcleos de formação, nomeadamente em Leiria, Caldas da Rainha, Peniche, Marinha Grande, Pombal e Torres Vedras”. À agência Lusa, o Politécnico de Leiria fez saber que, “no global, as residências para estudantes estarão concluídas até Dezembro de 2025”.

Citado na nota de imprensa, o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, sustentou que “este resultado é muito importante por múltiplas razões”. “Em primeiro lugar, porque vamos passar a ter melhores condições para o alojamento dos nossos estudantes e vamos ser mais competitivos a nível nacional e internacional. Em segundo lugar, porque vamos com este investimento e aumento de camas libertar habitação nas cidades que ficam disponíveis para os cidadãos, em particular para os jovens licenciados no seu início de vida, regulando também, de algum modo, a inflação dos preços de aluguer para habitação. Finalmente, todo este investimento vai dinamizar a economia da região”, apontou Rui Pedrosa.

Ainda de acordo com a nota de imprensa, “para o sucesso da aprovação destas candidaturas, o Politécnico de Leiria contou também com a colaboração e apoio dos municípios, que garantem a cedência de terrenos para a construção de novas residências”.

Texto: ALVORADA com agência Lusa.