Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

PS/Oeste escolhe João Nicolau como primeiro candidato para a lista de Lisboa às eleições legislativas

Joao Nicolau FRO PS

O jovem alenquerense João Nicolau é o primeiro candidato da FRO - Federação Regional do Oeste do PS que será indicado por esta estrutura como primeiro candidato da região nas listas do partido pelo Círculo Eleitoral de Lisboa às eleições legislativas. O também presidente da Comissão Política do PS/Alenquer ganhou a eleição interna a Carlos Miguel, actual secretário de Estado das Autarquias Locais e ex-presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. Com 24 votos, João Nicolau foi o nome mais votado pelos representantes dos militantes oestinos, deixando o governante torriense a 11 votos de diferença, segundo fontes partidárias referiam à agência Lusa. O primeiro nome a ser indicado pela FRO poderá vir a estar em lugar elegível na lista socialista por Lisboa.

Pela primeira vez, a comissão política da FRO, presidida pelo torriense Carlos Bernardes, abriu um período de candidaturas e concorreram os militantes Carlos Miguel (Torres Vedras), Fátima Estêvão (Sobral de Monte Agraço), Filipa Santos (Alenquer e presidente da estrutura regional das Mulheres Socialistas), João Nicolau (Alenquer), Rui Lopes (Torres Vedras), Selene Martinho (Lourinhã e presidente da JS/Oeste) e Catarina Silva (Lourinhã). Quarenta e oito horas depois, os sete nomes foram sujeitos a eleição, por voto secreto, por 42 votantes: 37 da comissão política da FRO e cinco da JS/Oeste.

Nessa eleição, João Nicolau foi o nome mais votado para ser indicado em primeiro pela FRO na lista por Lisboa, em segundo Fátima Estêvão (em cumprimento da Lei da Paridade) e Carlos Miguel em terceiro. Várias fontes partidárias explicaram que a escolha do primeiro candidato da região recaiu sobre João Nicolau por reconhecerem o trabalho de Carlos Miguel como secretário de Estado das Autarquias Locais e acreditarem que vai integrar o futuro Governo, se o PS vencer as eleições. Com a hipotética ida de Carlos Miguel para o Governo, os socialistas do Oeste apostam em voltar a ter um deputado da região na Assembleia da República, como já não acontece desde 2011.

Já depois da votação, Carlos Miguel solicitou ao presidente da comissão política da FRO para retirar o seu nome do elenco de candidatos da FRO, numa mensagem de correio electrónico. Na carta, o governante justifica que a votação “não foi livre, nem espontânea, nem democrática”, chegando mesmo a ponderar a sua impugnação por suspeitar que houve “combinação de votos”. Carlos Miguel poderá vir, no entanto, a integrar as listas, caso seja indicado pelo secretário-geral António Costa. Contactado pela Lusa, o socialista recusou prestar declarações. Já o presidente da FRO, Carlos Bernardes, remeteu declarações para depois da reunião da comissão política nacional do partido, para ratificar as listas às eleições legislativas de Outubro, que está agendada para terça-feira.

João Nicolau, 30 anos, é engenheiro do ambiente, presidente da comissão política concelhia e líder da bancada do PS na Assembleia Municipal de Alenquer. Foi secretário nacional da JS e presidente da JS/Oeste. Carlos Miguel, 61 anos, é secretário de Estado das Autarquias Locais desde 2015, foi autarca durante mais de 20 anos, dos quais os últimos 11 como presidente da Câmara de Torres Vedras (2004/2015), foi também presidente da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste (2013/2015), presidente da FRO (2014/2015) e advogado até 2001. A FRO integra as concelhias de Alenquer, Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

Texto: ALVORADA com agência Lusa
Fotografia: Direitos Reservados