Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

ESCO participa em projecto que leva computadores recuperados para a Guiné-Bissau

escolabovedras

Oito computadores foram recuperados pela turma PSI6 da ESCO - Escola de Serviços de Contabilidade do Oeste, do 1º ano do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. O projecto esteve integrado na disciplina de Arquitectura de Computadores, designado por ‘Tech 4U’.

Em concreto, foram recuperado este ano três computadores portáteis e cinco de secretária. Dois deles foram oferecidos a colegas destes alunos e os outros seguem para Farim, Guiné-Bissau, onde serão entregues a Alfesene Só, director do Liceu Regional Titina Silá Oio/Farim.

Estes alunos desenvolveram ainda manuais em papel e tutoriais em vídeo e texto para permitir que os utilizadores finais possam usufruir destes computadores e também do software opensource que seguiu em conjunto.

Neste projecto participaram também Márcio Rodrigues (Inforpuzzle), que deu a formação técnica, David Rodrigues (Instituto Politécnico de Leiria) e Paulo Teixeira (Fab Lab EDP), que deram a componente mais teórica e conceptual.

A Associação Lab Aberto Fab Lab coordenou esta formação, toda ela baseada em metodologia indutiva e de trabalho-projecto, com recurso ao MOODLE (LMS - Learning Management System).

A ESCO, localizada em Torres Vedras e dirigida pela lourinhanense Júlia Alfaiate, facilitou a logística até ao porto da Guiné-Bissau.

Texto: ALVORADA com ESCO
Fotografia: ESCO