Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Carnaval de Verão de Santa Cruz está agendado para este sábado

carnavalverao2022

Carnavais de Portugal voltam a encontrar-se em Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, este sábado, dia 18 de Junho. Centenas de figurantes, representando diferentes festas de Entrudo nacionais, darão forma ao desfile do Carnaval de Verão daquela estância balnear, o qual se constitui, recorde-se, como o mais antigo 'Carnaval fora de época' de Portugal (criado em 1995).

Representações dos carnavais de Loures e Estarreja, Caretos de Podence, representantes da “Dança dos Cus” de Cabanas de Viriato, grupos de percussão (bombos de Santa Maria de Jazente, Ribombar e Bruta Bombos), Cabeçudos do Carnaval de Torres Vedras, associações carnavalescas de Torres Vedras (Real Confraria do Carnaval de Torres Vedras, Ministros&Matrafonas, Marias Cachuchas, SacÁdegas, Fidalgos e Lúmbias) e grupos de mascarados do Carnaval de Torres Vedras (“Ar D’Cus Doridos”, “As Alicinhas”, “Os Duendes da Puotaria”, “Magia, Mágicos e Cartolas Andantes”, “Era uma vez…” e “Bitentes”) marcarão presença no desfile deste ano do Carnaval de Verão de Santa Cruz, o qual terá início pelas 22h00 e decorrerá na rua José Pedro Lopes, rua José Veríssimo, rua da Azenha, rua Dr. Álvaro Andrea e rua Rui da Costa Lopes.

Após o término do desfile, pelas 24h00, terá lugar o espectáculo de fogo de artifício com que habitualmente chega ao fim o programa do Carnaval de Verão de Santa Cruz. Antes do desfile, entre as 16h00 e as 18h00, realizar-se-á uma arruada com representantes do Carnaval de Torres Vedras pelas ruas pedonais de Santa Cruz.

O Carnaval de Verão de Santa Cruz é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da empresa municipal Promotorres.

De referir ainda que, também relacionado com a realização deste evento, estará patente, entre 18 de Junho e 3 de Julho, no Largo Jaime Batista da Costa, em Santa Cruz, uma exposição intitulada Carnavais do Centro de Portugal, a qual aborda as diferentes manifestações carnavalescas desta região do país e dá a conhecer os carnavais da Rede de Cidades de Carnaval da Região Centro.