Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

António Costa regressa ao Oeste para inaugurar a 100ª Unidade de Saúde Familiar no Bombarral

Antonio Costa e Marta Temido

O Primeiro-Ministro António Costa é esperado no Oeste, na próxima terça-feira, para presidir à inauguração da 100ª USF – Unidade de Saúde Familiar que vai passar a funcionar no Centro de Saúde do Bombarral. O governante será acompanhado pela ministra da Saúde, Marta Temido, estando a cerimónia agendada para as 10h00, que assim voltarão a participar juntos num acto oficial na nossa região depois da inauguração do novo edifício do Centro de Saúde do Cadaval, que ocorreu no passado dia 12 de Março.

Criadas em 2005, as USF foram fundadas como uma forma alternativa ao habitual centro de saúde, prestando também cuidados primários de saúde, mas com autonomia de funcionamento e sujeitas a regras de financiamento próprias, baseados também em incentivos financeiros a profissionais e à própria organização. Os médicos comprometem-se, entre outras obrigações, a terem um ficheiro com mais utentes. O Ministério da Saúde determinou, em despacho emitido, abrir este ano cerca de 20 novas USF modelo A. Segundo apurou o ALVORADA, a nova USF do Bombarral está preparada para acolher todos os utentes inscritos do concelho, cerca de 15.000, e contará com sete médicos de família, sete enfermeiros e cinco funcionários administrativos.

Recorde-se que é a segunda vez, nesta legislatura, que António Costa vai ao Bombarral - cujo município passou nas últimas eleições para o PS, presidido por Ricardo Fernandes – depois de, em Novembro passado, ter estado nesta vila oestina para presidir à cerimónia de consignação da empreitada da Rede de Rega do Bloco da Amoreira, inserido no Plano Nacional de Regadio. Já a ministra Marta Temido vai regressar também ao Bombarral, num curto de espaço de tempo, depois de em Maio ter inaugurado a primeira edição do ‘Fórum da Saúde’.

No ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (que abrange os conselhos de, Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche, num total de cerca de 200.000 utentes), após quinta-feira, com a inauguração da 12ª USF, apenas o concelho de Óbidos não terá este modelo de gestão. Recorde-se que é no Centro de Saúde do Bombarral que funciona a Consulta do Viajante, que inclui a consulta do médico especialista em medicina tropical e um centro de vacinação gratuita para as vacinas cobertas pelo Plano Nacional de Vacinação. Este é o único espaço, entre os 13 existentes no território da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, que abrange a região Oeste.

Texto: Paulo Ribeiro/ALVORADA. Foto: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo).