Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Cruzeiro ‘Caminho Marítimo de Santiago’ chega esta tarde ao Porto de Peniche

Vera Cruz 1

O cruzeiro ‘Caminho Marítimo de Santiago’, que liga Vila Real de Santo António a Santiago de Compostela, vai passar ao largo da costa Oeste durante o dia de hoje e tem uma paragem intermédia no Porto de Peniche. Esta iniciativa, que dá início ao projecto ‘Caminho Marítimo de Santiago em Portugal’, conta com a participação de 20 caravelas ‘Vera Cruz’ Aporvela (Associação Portuguesa de Treino de Vela), considerada a réplica mais aproximada das antigas caravelas usadas pelos portugueses na ‘Era dos Descobrimentos’. O cruzeiro partiu do Algarve, estando prevista a chegada à Galiza no próximo dia 13 e a paragem em Peniche está agendada para esta sexta-feira às 17h00, no âmbito da etapa que começou no Porto de Cascais. Está prevista a presença da secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, estará presente na escala em Peniche deste Cruzeiro Inaugural do Caminho Marítimo de Santiago em Portugal.

Segundo a organização desta iniciativa marítima, este projecto pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da ‘Barca de Pedra’, que, segundo reza a lenda, no primeiro milénio transportou o corpo de São Tiago, um dos 12 Apóstolos de Jesus Cristo, que atravessou o Mediterrâneo desde Jaffa, na Palestina, até Campus Stella, na Galiza. O itinerário, realizado à época, que marca uma parte da nossa história marítima, é a partir de agora recuperado numa parceria do operador turístico Upstream e da Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar, refere em comunicado a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, que apoia este cruzeiro. Serão cumpridas 500 milhas náuticas em 17 dias.

Contando com o Alto Patrocínio da Presidência da República, apoio institucional da Marinha Portuguesa e apoio consultivo da Associação Nacional de Cruzeiros, está prevista a participação de 150 pessoas, entre participantes e convidados, este cruzeiro. O objectivo central desta iniciativa passa por “potenciar o turismo náutico e a Rede das Estações Náuticas de Portugal, de forma inovadora e sustentável”, com impacto económico em 40 portos e marinas, promoção do potencial dos Caminhos de Santiago neste Ano Jubilar 2022, a par de ter o mar como desígnio nacional e “o único Caminho de Santiago por Mar como verdadeira justificação histórica/mítica”. A região Oeste integra a Rede de Estações Náuticas com os portos de Peniche, São Martinho do Porto e Nazaré.

Esta viagem marítima tem 12 etapas: Vila Real de Santo António/Vilamoura, Vilamoura/Lagos, Lagos/Sines, Sines/Cascais, Cascais/Peniche, Peniche/Ria de Aveiro, Ria de Aveiro/Matosinhos, Matosinhos/Viana do Castelo, Viana do Castelo/Baiona, Baiona/Vila Nova de Arousa. No dia 13 será feito o percurso a pé, de 12 quilómetros, entre Padron e Santiago de Compostela.

A Caravela ‘Vera Cruz’ é ‘Estrela Polar’ que “conduz” o cruzeiro inaugural até Pádron. Construída no início do século para celebrar os 500 anos do descobrimento do Brasil, vai ser possível subir a bordo desta réplica exata das antigas caravelas portuguesas em todas as estações náuticas que integram o percurso.

O programa no Porto de Peniche conta com a recepção das entidades pelo presidente do Conselho Intermunicipal da OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, Pedro Folgado, e pelo presidente da Câmara de Peniche, Henrique Bertino, que estarão na chegada das 20 embarcações ao Porto de Peniche com acolhimento à entrada do porto de diversas embarcações de recreio. Depois segue-se uma conferência de imprensa, uma recriação etnográfica do Rancho Folclórico de Geraldes, um jantar de degustação no Clube Naval de Peniche e um concerto pelo Cister Jazz Ensemble - Cistermúsica.

O Caminho náutico - composto por nove etapas, em Portugal - terá início em Vila Real de Santo António e o itinerário prevê paragens nos portos de Vilamoura, Lagos, Sines, Cascais, Peniche, Ria de Aveiro, Matosinhos e Viana do Castelo, tendo como objetivo final a obtenção da certificação deste itinerário no quadro legal do Caminho Português de Santiago. O cruzeiro segue, posteriormente, em direção a Baiona, terminando no porto de Vila Garcia de Arousa, na Galiza (Espanha).

Texto: ALVORADA
Fotografia: Caminho Marítimo de Santiago em Portugal