Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Bombarral ‘ganha’ preferência na localização do novo Hospital do Oeste

Quinta do Falcao BBR Hospital Oeste

A localização do novo Hospital do Oeste definida pelo estudo encomendado à NOVA Information Management School pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste coloca o Bombarral no topo das preferências para receber o futuro Hospital do Oeste. O conselho intermunicipal, que reúne os 12 autarcas oestinos, recebeu e debateu esta quinta-feira, a apresentação do estudo qualitativo e o estudo sobre a localização do futuro Hospital do Oeste, que seleccionou o concelho do Bombarral - e concretamente a Quinta do Falcão - como o local preferido, vencendo nos critérios de acesso e ficando em segundo lugar no critério de distância entre os vários concelhos.

Sendo a solução estudada que melhor acolhimento técnico teve da parte dos avaliadores, o documento vai agora ser entregue à ministra da Saúde, Marta Temido, para que o Governo possa proceder ao início do processo de financiamento do novo Hospital do Oeste, segundo revelou ao ALVORADA o presidente do Conselho Intermunicipal da OesteCIM, Pedro Folgado. O autarca alenquerense elogiou a postura assumida pelos seus colegas nesta fase de um processo que tem sido muito discutido e que poderia ter sido fraturante para a própria instituição intermunicipal. "Há um grande consenso entre todos nós sobre a necessidade de um novo hospital para o Oeste", sublinhou.

A Quinta do Falcão, uma área com cerca de 50 hectares, junto ao Estádio Municipal e propriedade do Município do Bombarral, foi desde o início do processo disponibilizado pela autarquia para receber o novo Hospital do Oeste. Está localizado junto ao nó de acesso da A8 e fica a 15 quilómetros da Lourinhã.

Notícia desenvolvida na próxima edição impressa do ALVORADA.

Texto e fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA