Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Aspiring Geoparque Oeste e Berlengas - Reserva da Biosfera UNESCO assinam acordo de parceria

Protolo ageo berlengas 21052022

Um momento importante para ambas as instituições foi como classificaram os responsáveis do aspiring Geoparque Oeste e das Berlengas - Reserva da Biosfera UNESCO, que assinaram um protocolo de colaboração - científica e administrativa - durante uma sessão que decorreu esta sexta-feira à noite no auditório da ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche e que também assinalou simbolicamente o Dia Europeu do Mar.

Em representação da Comissão de Cogestão das Berlengas - Reserva da Biosfera UNESCO, assinou o documento o presidente Henrique Bertino, edil da Câmara Municipal de Peniche, enquanto que pela Associação Geoparque do Oeste foi o presidente João Serra, vereador da Câmara Municipal da Lourinhã.

O objectivo deste protocolo passa pelo estabelecimento de bases de cooperação pedagógica, científica e de formação entre as partes envolvidas, nomeadamente através do desenvolvimento de iniciativas comuns que envolvam os associados da Associação Geoparque Oeste e entidades parceiras, em prol de uma maior articulação entre instituições, autarquias e a academia.

Durante esta sessão foi também exibido o documentário de paleontologia ‘Por Terras do Jurássico’, que teve como convidados Luís Vítor Duarte (professor associado na Universidade de Coimbra - Departamento de Ciências da Terra) e Bruno Pereira (geólogo da equipa do aspiring Geoparque Oeste), que falaram com a audiência sobre a relevância geológica e paleontológica deste território, com especial enfoque na Ponta do Trovão, no Cabo Carvoeiro, local geológico premiado com o Prego Dourado (Golden Spike) no estratotipo do Toarciano.

Este documentário, que tem sido exibido nos concelhos que integram o território do aspiring Geoparque Oeste, tem nova projecção agendada para esta segunda-feira no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras. O ciclo termina na próxima quarta-feira, também pelas 21h00, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, na Lourinhã.

Notícia desenvolvida na próxima edição impressa do ALVORADA.

Texto e fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA