Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Desafios do Comércio no Oeste é tema de debate público nas Caldas da Rainha

Seminario Comercio nas Caldas

‘Os Desafios do Comércio no Oeste para o Século XXI’ é o seminário que vai decorrer no próximo dia 2 de Julho, terça-feira, no CCC Caldas da Rainha a partir das 14h00. Trata-se de uma iniciativa que é organizada pela OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste, com a participação da DGAE – Direcção-Geral das Actividades Económicas e da FAERO - Federação das Associações Empresariais da Região Oeste e que vai contar com a presença de vários oradores e, na sessão de abertura e sessão de encerramento, com o secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres. As inscrições são gratuitas mas carecem de inscrição prévia.

A organização considera que esta iniciativa, pelo tema que vai abordar, reveste-se de elevado interesse para discussão do futuro do comércio da nossa região. “Os pequenos retalhistas são uma importante fonte de emprego e de actividade económica, reforçando igualmente as comunidades e proporcionando proximidade, acessibilidade e serviços personalizados aos consumidores. No entanto, nos últimos anos, este sector tem enfrentado cada vez mais desafios: da mutação generalizada de pequenas lojas generalistas para grandes estabelecimentos à tecnologia, que nem sempre é facilmente adoptada pelos pequenos retalhistas”, sublinha em comunicado enviado ao ALVORADA.

O programa deste seminário é o seguinte:

14h15 – Sessão de Abertura com intervenções de Fernando Tinta Ferreira (presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha), Pedro Folgado (presidente do Conselho Intermunicipal da OesteCIM), Inácia Caeiro (FAERO) e João Torres (secretário de Estado da Defesa do Consumidor).

15h05 – ‘O Comércio com História’: DGAE – Direcção-Geral das Actividades Económicas.

15h20 – ‘Simplificação do acesso e exercício das actividades económicas’: Ana Cláudia Guedes (investigadora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra).

15h35 – Avaliação do impacto legislativo – Medida ‘Custa Quanto’?: UTAIL – Unidade Técnica de Avaliação de Impacto Legislativo.

15h50 – ‘Coffee break’.

16h00 – ‘Comércio Digital – Qualificar o Comércio para a Economia Digital’: Alexandre Fonseca (presidente da ACEPI – Associação da Economia Digital).

16h15 – ‘O Comércio Tradicional no Século XXI e o rendimento disponível das Famílias’: João Delgado (presidente da ACISN - Associação Comercial Industrial e de Serviços da Nazaré).

16h30 – ‘Boas Práticas no Comércio Local de Proximidade’: Nelson Quico (Quico Supermercados, Lda) e Paula Alves (Pastelaria Alcoa).

17h15 – ‘Visão Estratégica para o Comércio no Século XXI’: moderação de Paulo Simões (Primeiro Secretário da OesteCIM) e oradores das intervenções anteriores.

17h45 – Sessão de Encerramento: Pedro Folgado (presidente do Conselho Intermunicipal da OesteCIM), Mário Reis (representante da FAERO) e João Torres (secretário de Estado da Defesa do Consumidor).

Texto: ALVORADA