Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Login

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Ministra da Saúde inaugura instalações das Unidades de Saúde de Peniche e da Benedita

Marta Temido

A Unidade de Saúde de Peniche é inaugurada esta quarta-feira, pelas 11h00, pela ministra da Saúde, Marta Temido, sendo acompanhada pelo presidente da ARSLVT – Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco. Segundo este organismo tutelado pelo Ministério da Saúde foi realizada uma renovação profunda do edifício onde funcionava o Centro de Saúde, localizado a Rua General Humberto Delgado, representando um investimento superior a 900 mil euros, cofinanciado pela ARSLVT (15%) e por fundos comunitários do ‘Portugal 2020’ (85%),

Tendo capacidade para cerca de 30.200 utentes, a Unidade de Saúde de Peniche integra, no mesmo edifício, várias unidades funcionais: Unidade de Saúde Familiar (USF) Marés, Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) e Unidade de Saúde Pública (USP) de Peniche, além da Unidade de Intervenção Local (UIL) de Peniche nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências. A equipa desta unidade de saúde conta com 9 médicos de família, 1 médico de saúde pública, 18 enfermeiros, 1 assistente social, 1 higienista oral e 7 assistentes técnicos.

Marta Temido segue depois para o concelho de Alcobaça, onde, às 12h30, vai inaugurar a Unidade de Saúde da Benedita, cujas instalações foram construídas totalmente de raiz para alojar a USF Santa Maria Benedita e os seus 9.596 utentes actualmente inscritos. A obra foi promovida pelo Município de Alcobaça e representa um investimento de cerca de 1,9 milhões de euros, cofinanciado pela ARSLVT (15%) e por fundos comunitários do ‘Portugal 2020’ (85%). As novas instalações permitem substituir o edifício com deficientes condições estruturais onde, desde há muitos anos, funcionava aquela USF, sendo a equipa constituída por 5 médicos de família, 5 enfermeiros e 4 assistentes técnicos.

As duas unidades integram-se no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte que desenvolve as suas atribuições na área territorial correspondente aos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche e Bombarral. É um ACES que abrange uma área geográfica correspondente a 1.056,7 km². O ACES Oeste Norte é actualmente constituído por um total de 6 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), 9 Unidades de Saúde Familiar (USF), 3 Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC), 1 Unidade de Saúde Pública e 1 Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), num total de 56 postos de atendimento.

Texto: ALVORADA. Foto: Paulo Ribeiro/ALVORADA (arquivo).