Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Torres Vedras: Plano Municipal de Emergência foi desactivado dois anos depois

CM Torres Vedras

O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Torres Vedras foi desactivado esta quarta-feira, anunciou em comunicado a autarquia. A decisão foi aprovada por unanimidade pela Comissão Municipal de Protecção Civil, que esteve em reunião extraordinária no Centro de Coordenação Operacional Municipal.

Segundo a edilidade, “a decisão teve em conta a evolução da situação epidemiológica no contexto da pandemia no concelho de Torres Vedras, caracterizada pela redução do número de casos positivos de Covid-19, e a eliminação da generalidade das medidas restritivas de resposta à doença por parte do Governo”.

Os dados mais recentes da situação epidemiológica indicam a existência de 465 novos casos confirmados de infecção por SARS-CoV-2 no concelho torriense entre os dias 17 e 23 deste mês. Durante este período foram realizados 1.712 testes, com uma taxa de positividade de 27,2%. Até ao passado dia 23 foram contabilizados 32.367 casos confirmados e houve 229 óbitos a lamentar.

O Plano Municipal de Emergência foi activado a 12 de Março de 2020. “A Comissão Municipal de Protecção Civil decidiu activar o plano de forma preventiva, não existindo nenhum caso confirmado de Covid-19 no Concelho até àquele momento”, recorda a edilidade oestina.

A Comissão Municipal de Proteção Civil é constituída pelas seguintes entidades: Agência Portuguesa do Ambiente - Administração de Região Hidrográfica do Tejo e Oeste; Altice Portugal; ARADO - Associação de Radioamadores do Oeste; Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras; Autoridade de Saúde do ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) Oeste Sul; Capitania do Porto de Cascais; Capitania do Porto de Peniche; Centro Hospitalar do Oeste - Unidade de Torres Vedras; Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Torres Vedras; E-REDES - Distribuição de Electricidade, S.A.; GNR - Destacamento de Trânsito de Torres Vedras; GNR - Destacamento Territorial de Torres Vedras; Infraestruturas de Portugal, S.A.; Instituto da Segurança Social, I.P. - Sector Mafra/Torres Vedras; jornal Badaladas; Lisboagás, S.A.; PSP - Torres Vedras; Representante das Juntas de Freguesia; SCERA - Serviço de Comunicações de Emergência Radioamador; e Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Torres Vedras.

Texto: ALVORADA com agência Lusa