Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Trabalho com pescadores de Peniche entre finalistas do Prémio Europeu Natura 2000

medavespesca

Até 27 de Abril é possível votar no projecto MedAves Pesca - 'Pescadores e aves marinhas, aliados pelo mar', para o Prémio Europeu Natura 2000. O projecto, no qual técnicos da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) trabalharam de perto com os pescadores de Peniche para mitigar uma das principais ameaças às aves marinhas, é um dos 21 finalistas deste prémio da Comissão Europeia. Para além da votação para o 'Prémio Cidadãos', o projecto será também apreciado pelo júri, na categoria 'Conservação Marinha'.

Segundo a SPEA, a captura acidental nas pescas "é uma das maiores ameaças às aves marinhas", causando também "prejuízos aos pescadores" em termos de equipamentos danificados, iscos ou peixe perdido e tempo passado a retirar aves das redes, linhas e anzóis. Neste projecto coordenado pela SPEA, técnicos de conservação e pescadores uniram-se nas águas em torno das Berlengas para testar medidas para evitar essas capturas acidentais. De entre as várias medidas testadas, destacou-se o 'papagaio afugentador', uma espécie de papagaio de papel em forma de ave de rapina, que evita que alcatrazes, gaivotas e pardelas se aproximem das embarcações de pesca. "Ao verem a silhueta de um predador, as aves mantêm a distância e previne-se assim que fiquem presas". O dispositivo foi também do agrado dos pescadores por ser fácil de usar e não afectar as capturas de pescado.  

Ana Almeida, técnica de conservação do projecto MedAves Pesca refere que ser finalista do prémio Natura 2000 "é um reconhecimento da importância de trabalhar de perto com as comunidades: quem vai implementar estas medidas são os pescadores, portanto eles têm de estar envolvidos em todo o processo”. “A comunidade piscatória de Peniche recebeu sempre os nossos projectos de braços abertos, para nós isso já foi um prémio”, adiantou.  

O Prémio Natura 2000 foi criado pela Comissão Europeia (CE) para celebrar e promover as melhores práticas para a conservação da natureza na Europa. É dedicado a recompensar a excelência na gestão e promoção da Rede Natura 2000 e na consciencialização da sua importância e dos seus benefícios para os cidadãos europeus. A votação para o 'Prémio Cidadãos' decorre no site da Comissão Europeia, e os vencedores das várias categorias serão revelados em Maio.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Elisabete Silva