Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Leiria ficou de fora da lista de finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2027

Leiria Capital Europeia da Cultura

Leiria ficou de fora da lista de finalistas a Capital Europeia da Cultura em 2027. Segundo o anúncio da organização, feito hoje em Lisboa, foram selecionadas as cidades de Ponta Delgada, Braga, Aveiro e Évora.

Estas quatro cidades foram escolhidas entre 12 municípios que apresentaram uma candidatura e passam para a fase final do processo de candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Foram submetidas candidaturas por Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real.

O anúncio das cidades finalistas foi feito hoje em conferência de imprensa no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no culminar de uma semana de audiências com as delegações de cada cidade candidata. As candidaturas foram avaliadas por um júri que integrou representantes do Parlamento Europeu, do Conselho Europeu, da Comissão Europeia, do Comité das Regiões e do Ministério da Cultura de Portugal.

No passado, três cidades portuguesas receberam o título de Capital Europeia da Cultura: Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).

Recorde-se que o Município de Leiria apresentou uma candidatura, com o lema 'Curar o comum', que contou com o apoio dos municípios das Comunidades Intermunicipais de Leiria, Médio Tejo e Oeste (entre os quais o Município da Lourinhã), tendo vindo a trabalhar em conjunto em prol do desenvolvimento sociocultural dos respetivos concelhos.

Texto: ALVORADA com agência Lusa