Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Cadaval: Serra de Montejunto com ponto de acesso gratuito à internet sem fios

vistacadaval

A Serra de Montejunto tem implementado um ponto de acesso gratuito à internet sem fios, num projecto que está operacionalizado desde Dezembro e dá continuidade ao ‘Cadaval Wi-Fi’, implementado em Junho de 2021 pela autarquia local. O ponto de acesso está instalado e testado, mas aguarda a ligação da EDP para entrar em funcionamento.

Este segundo conjunto de pontos de internet grátis, fruto de mais uma candidatura a fundos europeus, desta feita no âmbito da rede ‘WiFi4EU’, compreende ainda seis pontos de acesso na sede de concelho.

Segundo a Câmara Municipal do Cadaval, o projecto pretende possibilitar, a residentes e visitantes, um acesso móvel gratuito à internet de qualidade, contribuindo assim para melhorar as condições de fruição dos espaços onde está instalada a rede ‘WiFi4EU’. “Qualquer cidadão poderá aceder à internet através desta nova rede, sendo possível identificá-la nos dispositivos móveis/portáteis através da designação ‘WiFi4EU’, acessível sem custos ao público, nos locais designados”, pode ler-se no comunicado enviado ao ALVORADA.

Para ter acesso gratuito à internet, o utilizador apenas terá de selecionar a rede ‘WiFi4EU’ no seu dispositivo móvel, confirmar e aceitar os termos e condições definidos por lei e, em seguida, clicar no botão ‘Conectar’.

Esta iniciativa, promovida pela União Europeia, visa proporcionar um acesso de internet de qualidade aos cidadãos e visitantes em todo o espaço europeu, através de pontos Wi-Fi gratuitos, localizados nos principais centros de vida da comunidade local, tais como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos.

Reduzir a exclusão digital é uma das metas perseguidas por este projecto europeu, especialmente em comunidades de áreas rurais e locais remotos. Visa, ao mesmo tempo, promover o aumento do acesso aos serviços públicos online que melhoram a qualidade de vida nas comunidades locais.

A instalação desta rede resultou de uma candidatura que a Câmara Municipal efectuou à União Europeia, através do portal ‘WiFi4EU’, em Setembro de 2019. Em resultado, o município beneficiou de um vale de financiamento no valor de 15 mil euros para a instalação da Rede ‘WiFi4EU’.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Câmara Municipal do Cadaval