Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Ministro do Mar visitou ‘startup’ inovadora em Peniche na área da aquacultura

Ministro do Mar em Peniche 04022022

O ministro do Mar agendou para esta sexta-feira uma visita à SEAentia, uma ‘startup’ na área da aquacultura que está a desenvolver o seu projecto-piloto na Smart Ocean - Parque de Ciência e Tecnologia do Mar de Peniche, com o apoio técnico-científico de investigadores do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente do IPL - Politécnico de Leiria. Ricardo Serrão Santos, foi acompanhado pela directora-geral de Política do Mar, Helena Vieira, nesta deslocação ao Porto de Pesca de Peniche, onde está instalada a empresa de dois jovens investigadores.

A visita do ministro do Mar à SEAentia, segundo o IPL, “enquadra-se no âmbito da actividade principal da empresa, alinhada com a Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030, que define a clara necessidade de valorizar os produtos de pescado originários de aquacultura e promover práticas de aquacultura sustentáveis, amigas do ambiente e que protejam os recursos marinhos”.

Este projecto-piloto está a ser desenvolvido na Smart Ocean, cujo coordenador científico é Sérgio Leandro, recém-empossado director da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e que também acompanhou a visita. A SEAentia é uma nova empresa no panorama da aquacultura nacional e internacional que se destaca na produção sustentável de corvina (Argyrosomus regius) em sistema de recirculação em aquacultura (RAS - Recirculation Aquaculture System). A equipa desta ‘startup’ combinou o melhor conhecimento científico com os mais recentes avanços tecnológicos na área, para implementar um projecto-piloto pioneiro a nível mundial de produção de corvina em RAS, sistema este que se foca no bem-estar animal como o seu principal objectivo, sem utilizar antibióticos ou outros fármacos, não poluindo o ambiente e garantindo a biossegurança dos produtos.

Foi em Julho de 2020 que o consórcio constituído pelo Município de Peniche, Docapesca, Politécnico de Leiria e Biocant - Centro de Inovação em Biotecnologia de Cantanhede recebeu luz verde do Centro 2020 para a construção deste Parque de Ciência e Tecnologia do Mar com a aprovação de 3,5 milhões de euros, tendo a obra iniciado no primeiro trimestre de 2021, com uma duração prevista de quatro anos.

Texto: ALVORADA
Fotografia: Paulo Ribeiro/ALVORADA