Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada
Assinatura Digital

Login na sua conta

Username *
Password *
Lembrar-me

Criar uma conta

Campos marcados com (*) são obrigatórios.
Nome *
Username *
Password *
Confirmar Password *
Email *
Confirmar email *
Captcha *
Reload Captcha

Veleiros e tripulação de Peniche integram projecto ‘Expedição Lusitânia’

expedicaolusitania

Está agendada para o próximo dia 10, quinta-feira, a apresentação do projecto ‘Expedição Lusitânia’, uma iniciativa da Associação David Melgueiro em parceria com a Associação Nacional de Cruzeiros e que contará com dois veleiros e tripulação de Peniche. A cerimónia decorrerá no Pavilhão das Galeotas no Museu da Marinha, na Praça do Império em Lisboa, pelas 17h00.

A ‘Expedição Lusitânia’ tem como principal objectivo homenagear os heróis nacionais Sacadura Cabral e Gago Coutinho no centenário da travessia aérea do Atlântico Sul, refazendo a mesma viagem por mar.

Esta campanha de sensibilização ambiental pretende também alertar para a urgência do desenvolvimento sustentável, sendo esta iniciativa o veículo da mensagem “Salvem os Oceanos - Salvem a Humanidade”.

Nove veleiros, 40 tripulantes, 14 artistas plásticos, nove músicos e cantores, atravessarão o Atlântico Sul e o Atlântico Norte numa viagem de mais de 8000 milhas que decorrerá ao longo de dois anos.

A cerimónia de partida simbólica decorrerá no Tejo junto à Torre de Belém e ao monumento do Lusitânia de Lisboa no mesmo dia do centenário da partida, dia 30 de Março de 2022 com chegada ao Rio de Janeiro prevista para Junho.

No dia 3 de Abril efectua-se a partida de facto que será acompanhada de um festival aeronáutico com a participação de navios da Armada e aviões da Força Aérea e ainda veleiros das Associações Náuticas e Marinha do Tejo.

Texto: ALVORADA