Pesquisa   Facebook Jornal Alvorada

Assinatura Digital

Legislativas: Lourinhanense Ricardo Vicente (BE) falha reeleição de deputado por Leiria

eleicoes legislativas III

O deputado lourinhanense Ricardo Vicente, que voltou a encabeçar a lista do Bloco de Esquerda pelo Círculo Eleitoral de Leiria, não conseguiu ser reeleito deputado para a Assembleia da República.

Estando fechado o escrutínio eleitoral no distrito leiriense, o PS conseguiu vencer as eleições ao PSD, tendo eleito cinco deputados (mais um que em 2019), enquanto que os sociais-democratas apenas conseguiram eleger quatro (menos um). A novidade é o Chega que elegeu um deputado pela primeira vez neste círculo eleitoral.

A região Oeste consegue eleger três deputados oestinos pelo distrito leiriense. Pelo PS: António Sales (Bombarral), Sara Velez (Caldas da Rainha) e Salvador Formiga (Nazaré). Pelo PSD foi eleito o caldense Hugo Oliveira, falhando a eleição o bombarralense João Barreiras Duarte (quinto na lista). Caso António Sales se mantenha no Governo - é secretário de Estado Adjunto da Saúde - sobe na lista o também bombarralense Jorge Gabriel Martins.

O BE, que recandidatou o deputado Ricardo Vicente, perdeu o mandato que mantinha desde as eleições de 2015, ao obter agora 4,54% e 10.711 votos, passando de terceira força política a quinta, depois de PS, PSD, Chega e Iniciativa Liberal.

Recorde-se que Ricardo Vicente, dirigente nacional do BE e residente na Atalaia, foi membro fundador do Peniche Livre de Petróleo e da Associação de Combate à Precariedade - Precários Inflexíveis. Estreou-se nesta legislatura como deputado leiriense, sucedendo a Heitor de Sousa. O jovem deputado, de 37 anos, é licenciado em Engenharia Agronómica e pós-graduado em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável com mestrado em Engenharia Agronómica. Foi até muito recentemente membro especialista do Observatório do Pinhal do Rei, do distrito de Leiria.

Texto: ALVORADA